Apresentação de BorboLetras, de Lúcia Ribeiro

Quinta, 25 outubro 2012 Escrito por Administrador

Apresentação de BorboLetras, de Lúcia Ribeiro

A Poesia é a Surpresa da Palavra

   

A poesia é a magia ou surpresa da palavra e ser poeta é ser alguém especial que vê diferente e sente de uma forma única.

A afirmação é do Professor António Rocha, Coordenador do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, e foi proferida na sessão de apresentação do livro “BorboLetras”, da docente Lúcia Ribeiro, que decorreu no auditório do Polo 1 da escola-sede.

Falando para alunos do 3.º ciclo, docentes e convidados – entre eles o Presidente da Câmara Municipal e o Coordenador da Universidade Sénior Diogo Bernardes –, o orador começou por referir o percurso literário da autora, sublinhando, em seguida, o carácter excecional da condição de poeta, através da projeção de um vídeo em que os Trovante interpretam o soneto “Ser Poeta”, de Florbela Espanca.

Na sua intervenção, António Rocha comentou depois a expressividade do título e passou em revista alguns poemas exemplificativos daquilo que – na sua perspetiva – são as três linhas temáticas dominantes do poemário “BorboLetras”: o que é a poesia e para que serve; a expressão da vida, das angústias e dos sonhos; o apelo do sentimento, da emoção, do amor, tonificado pela sensualidade.

Na segunda parte da sessão, a autora estabeleceu um interessante diálogo com o público, respondendo a várias questões colocadas.

Para além das circunstâncias que estão na origem do seu gosto pela escrita e pela poesia e das motivações que justificaram a organização e publicação da obra, Lúcia Ribeiro explicou que encontra inspiração em tudo, mas sempre com uma forte tendência para a sensualidade e para o amor.

E, a terminar, deixou um desafio: escrever dá trabalho, mas sem trabalho e sem esforço não se consegue nada de gratificante na vida, pelo que é fundamental que quem sente o apelo da escrita a exercite continuamente, exprimindo os seus sentimentos, angústias e sonhos.

Professor Luís Arezes

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca