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Prioridades de intervenção educativa

 

No âmbito do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a principal missão desta organização é Educar/Formar pessoas e cidadãos cada vez mais dotados de melhores qualidades, interventivos, de forma a construir uma sociedade mais harmoniosa, justa e democrática

Esta ambição pressupõe um desenvolvimento estratégico que:

  • Promova um ensino de qualidade que prepare os alunos para a vida, facilite o prosseguimento de estudos e a inserção no mercado de trabalho e na sociedade, enquanto cidadãos ativos e responsáveis;
  • Considere as diversas necessidades e ritmos de aprendizagem nas opções a implementar;
  • Acompanhe a vida escolar dos alunos e potencie as suas expetativas educacionais e sociais, através de atividades curriculares e de enriquecimento curricular;
  • Ambicione ser um espaço de futuro. Que acolha e prepare. Que seja útil e que promova a mudança social. Que seja lugar de educação, saber e inclusão. Que seja para todos e feita por todos.
  • Desenvolva atividades de aprendizagens onde se lê, vê, cria e pensa. Em espaços onde também se investiga, pinta e brinca.
  • Subordina os procedimentos instrumentais e administrativos aos procedimentos pedagógicos e científicos;
  • Promova hábitos de vida saudáveis, responsáveis, autónomos e solidários e estimula o exercício dos direitos e deveres de cidadania em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo;
  • Aprofunda as relações entre a escola e a comunidade;

 

Na definição e concretização destas prioridades, o AEPB define a sua ação em torno de dois eixos: educar para o conhecimento; educar em cidadania.

Eixo 1. Educar para o conhecimento

O desejo das escolas do AEPB é fornecer aos alunos uma formação académica de rigor, atualizada e diversificada, que sustente o prosseguimento de estudos e a inserção nesta sociedade em contínua e constante transformação. Ambicionamos uma Escola que prepare o futuro. Uma Escola que se afirme independente das alterações das conjunturas políticas e ideológicas. Uma Escola que valorize e afirme a identidade de cada um dos seus diferentes espaços escolares e pugne pela atualização científica, didática e pedagógica para o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida.

Eixo 2. Educar em cidadania

O AEPB assume-se como um espaço de permanente construção da cidadania, fundado na solidariedade, autonomia, liberdade e tolerância, promovendo hábitos de vida saudáveis e responsáveis, orientados pelos princípios do desenvolvimento sustentável.

Para desenvolvimento destes dois eixos de intervenção, foram definidos e aprovados os seguintes Objetivos/Metas, bem como as estratégias de intervenção e os referentes de avaliação que constam das páginas 9 a 12 do Projeto Educativo do Agrupamento.

 

Eixo 1 – Educar para o conhecimento

Objetivos/metas

  • Melhorar a qualidade das aprendizagens, dando prioridade ao processo de aprendizagem e valorizando o esforço, empenho e capacidades individuais.
  • Alcançar um saber consistente do ponto de vista científico, pertinente para a inovação e pedagogicamente útil para a autonomia dos alunos.
  • Atingir médias positivas nas disciplinas objeto de avaliação externa.
  • Alinhar os desempenhos dos alunos na avaliação interna com os obtidos na avaliação externa.
  • Aperfeiçoar o processo de avaliação de modo a:
    • Refletir os processos subjacentes e o esforço do aluno
    • Valorizar as dimensões da avaliação formativa - contínua e sistemática;
    • Promover práticas regulares de avaliação dos instrumentos e processos de funcionamento do ato educativo (planificação, resultados escolares, práticas pedagógicas, critérios de avaliação).
    • Valorizar a participação dos alunos nas diversas atividades de enriquecimento curricular.
  • Promover a disciplina, a assiduidade e a pontualidade nos alunos.

 

Eixo 2 – Educar em cidadania

Objetivos/metas

  • Afirmar-se como um espaço de liberdade, de diálogo e debate permanentes entre as várias correntes de pensamento.
  • Dotar os alunos de conhecimentos e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde, ao desenvolvimento sustentável e respeito pelo meio ambiente.
  • Desenvolver a autonomia e a personalidade:
    • Fomentar os valores humanistas;
    • Promover a socialização.
  • Consciencializar os alunos da correlação entre direitos e deveres.
  • Construir uma escola inclusiva e integradora.

 

A concretização destes dois eixos só será possível em articulação com toda a comunidade educativa, nomeadamente com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, com as Juntas de Freguesia e com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, cumprindo com o disposto nos normativos legais em vigor.

 

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