Câmara Municipal enriquece fundo documental das Bibliotecas Escolares
Câmara Municipal enriquece
fundo documental das Bibliotecas Escolares
O fundo documental das Bibliotecas Escolares das EB Diogo Bernardes, EB de Crasto e EB de Entre Ambos-os-Rios acaba de ser enriquecido com um conjunto alargado de títulos disponibilizados pela Biblioteca Municipal.
A oferta aconteceu no âmbito do SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do Concelho de Ponte da Barca –, protocolo de cooperação que foi assinado, no último ano letivo, entre o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal.
Nos termos desta parceria, a Biblioteca Municipal assume, formalmente, entre as suas funções externas, a cooperação com as escolas e o apoio às bibliotecas escolares, através da partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização das bibliotecas e do desenvolvimento de ações cooperativas ao nível educativo e cultural, em prol do sucesso educativo no Concelho e do crescimento dos níveis de literacia dos cidadãos.
É missão do SABE fomentar uma política coordenada de aquisições, o apoio técnico especializado, a dinamização do empréstimo interbibliotecas e o desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas da promoção da leitura, da literacia da informação e da animação cultural no Concelho de Ponte da Barca.
Neste contexto, acaba de ser proporcionado o primeiro contributo anual, no sentido da “atualização, com regularidade, dos fundos documentais das bibliotecas das escolas do 1.º Ciclo/ Jardins-de-Infância.
Os títulos incidem, preferencialmente, sobre obras recomendadas pelas Metas Curriculares de Português e pelo Plano Nacional de Leitura.
Eis a listagem das obras disponibilizadas:

Biblioteca Escolar
Dia Internacional da Paz
Dia Internacional da Paz
No âmbito do projeto “Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” e comemorando o Dia Internacional da Paz, a Escola Básica de Crasto realizou um painel coletivo, exposto no espaço comum deste estabelecimento de ensino.
Este trabalho resultou da articulação com as famílias dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.
Para a concretização do mesmo, os alunos elaboraram uma pomba branca a partir do contorno e recorte da própria mão. Aí, escreveu-se a definição a que, em família, cada um chegou.
Professores da EB de Crasto
Suspensão das atividades letivas (4 de outubro)
Suspensão das atividades letivas (4 de outubro)
Informa-se toda a comunidade escolar da Escola Secundária de que, por motivo de falta de água, as atividades letivas serão suspensas hoje, a partir das 10 horas.
Pede-se aos alunos especial atenção aos transportes habituais à quarta-feira, dia de feira, e aos transportes escolares que poderão ser antecipados.
A visita de estudo prevista para hoje será oportunamente calendarizada.
O ato eleitoral para a Associação de Estudantes fica adiado para a próxima sexta-feira.
Pede-se a todos a melhor compreensão pelos transtornos eventualmente causados.
O Diretor
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Dias com História - 5 de outubro
Dias com História - 5 de outubro
5 de outubro de 1910: o dia em que a República venceu
Da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, José Relvas e dirigentes do Partido Republicano proclamaram a Implantação da República. Pouco passava das 9 horas da manhã. No governo provisório de Teófilo Braga, Relvas viria a assumir a pasta das Finanças.
http://ensina.rtp.pt/artigo/5-de-outubro-1910/
Mas como é que tudo aconteceu?
Mas o que é que isto significou?
Quais são os símbolos da República?
Para obter as respostas a estas perguntas, consulte o folheto aqui disponibilizado:
A. João Guerra
Informação aos Encarregados de Educação - Receção
Informação aos Encarregados de Educação
Receção
Dias 11, 12, 13 e 14 de setembro de 2017
Informa-se que a Receção aos Encarregados de Educação decorrerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro, às 17 horas, de acordo com o seguinte cronograma:
- Escola Básica Diogo Bernardes
- Escola Básica de Crasto
- Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios
11 de setembro – Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo
- Escola Básica Diogo Bernardes
12 de setembro – 2.º Ciclo
- Escola Secundária
13 de setembro – 3.º Ciclo
14 de setembro – Ensino Secundário
Ordem de trabalhos:
Ponto 1 – Informações;
Ponto 2 – Lançamento do ano letivo.
Após a receção geral, os Encarregados de Educação das turmas da Educação Pré-escolar, 1.º Ciclo e 2.º Ciclo continuam a reunião nas salas das respetivas turmas.
Os Encarregados de Educação das turmas do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário continuam a reunião nas salas indicadas no mapa a afixar na entrada dos Blocos de Aulas.
O Diretor
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Mensagem de Abertura do Ano Letivo
Mensagem de Abertura do Ano Letivo
A toda a comunidade educativa.
Coincidindo com o início do mês de setembro, assinalamos hoje o arranque de mais um ano escolar. E o início do próximo ano letivo está próximo. A 13 de setembro todos os estabelecimentos do nosso Agrupamento vão iniciar as atividades letivas.
Este é o contexto adequado para desejar a todos um bom ano escolar.
Aos Alunos, de quem esperamos total e empenhado comprometimento com a vida escolar, quero manifestar todo o apoio humano, físico e material necessário para superação dos desafios que vão ser colocados. A felicidade que buscam para as vossas vidas também integra o vosso sucesso académico!
Aos Encarregados de Educação, renovamos a intenção de continuar a contar com a vossa colaboração ativa e entusiasmada. A educação e formação dos vosso filhos e educandos é um desígnio que devemos perseguir em conjunto!
Ao Pessoal Não Docente, essencial para o adequado funcionamento do Agrupamento, reafirmamos continuar a contar com a dedicação e colaboração que, ao longo dos anos, tem caracterizado a vossa ação.
E ao Pessoal Docente, elo fundamental de todo o processo educativo, manifestamos confiança no trabalho que vamos protagonizar. O reconhecido profissionalismo, a dedicação e o comprometimento que têm demonstrado são garantia da continuidade da melhoria da qualidade dos desempenhos dos alunos.
A todos desejo um bom ano letivo e que tenham sempre presente que na Escola se partilham (muitas vezes de forma peculiar), todos os dias, saberes, narrativas e emoções que nos aproximam do verdadeiro sentido da vida! Essa é a riqueza que confere carácter especial ao que, todos, em conjunto, iremos concretizar este novo ano.
Bem hajam!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Manuais Escolares adotados para 2017/2018
Manuais Escolares adotados para 2017/2018
A lista de manuais escolares adotados para o ano letivo de 2017/2018 pode ser consultada aqui.
NOTA (substituição de manuais):
Em História B, no 10.º ano, o manual será o de História A, do 11.º ano:
História A - CCH (LH - FE)
Um Novo Tempo da História 11
978-972-0-41281-2
Célia Pinto Couto,Maria Antónia Monterroso Rosas
Porto Editora, S.A.
Em História B, no 11.º ano, o manual será o de História A, do 12.º ano:
História A - CCH (LH - FE)
Um Novo Tempo da História 12
978-972-0-41283-6
Célia Pinto Couto,Maria Antónia Monterroso Rosas
Porto Editora, S.A.
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Alunos do 10.º ano visitam ilha de S. Miguel
Alunos do 10.º ano visitam ilha de S. Miguel
Os alunos de Ciências e Tecnologias do 10.º ano (turmas A e B) realizaram, na última semana de atividades letivas, uma visita de estudo aos Açores, ilha de S. Miguel, no âmbito das disciplinas de Biologia/Geologia e Português.
Acompanhados pelos professores Alfredo Pereira, Orlando Costa e Lucília Oliveira, logo após a chegada ao aeroporto de S. Miguel, visitámos as Grutas de Carvão, onde observámos várias rochas de origem vulcânica.
Apesar de, no segundo dia, o nevoeiro cerrado e a chuva miudinha não nos ter largado, efetuámos, com grande entusiasmo, o percurso pedestre até às Furnas, estivemos no Parque da Caldeira Velha, onde a água saía a ferver aos nossos pés e corria para piscinas naturais de água quente. Numa paisagem deslumbrante, observámos as fumarolas – impressionantes formas de vulcanismo secundário. Na visita ao Observatório Microbiano dos Açores-Furnas, o vapor de água brotava de um chão fumegante e acabámos por lanchar saborosos ovos cozidos e beber refrescos feitos nessas mesmas águas.
A visita foi um sucesso, todos os objetivos foram atingidos e o que mais fascinou, tanto alunos como professores, foi a riqueza dos fenómenos naturais observados, a fauna e a flora de uma ilha considerada um valioso laboratório natural das Ciências Físicas e Naturais.
Muito interessante em termos de enriquecimento cultural, a visita, além de permitir verificar, na natureza, o que se aprende na escola, também proporcionou partilha de vivências, através de um convívio alegre e divertido entre os alunos das duas turmas e entre professores e alunos. Foi muito bom e inesquecível!
Queremos deixar o nosso agradecimento pelo apoio obtido, quer por parte da Direção do Agrupamento, quer por parte da Câmara de Municipal de Ponte da Barca e, em especial, de todos os encarregados de educação.
Professora Lucília Oliveira
Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca inicia terceiro mandato
Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca inicia terceiro mandato
Carlos Louro aposta na autonomia
para consolidar uma instituição de referência
O professor Carlos Louro acaba de tomar posse para o exercício do terceiro mandato consecutivo como Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A cerimónia decorreu no átrio do bloco C da Secundária, numa sessão que contou com a presença de um conjunto alargada de convidados, nomeadamente, o Vice-presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, representante da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Diretores de escolas e de agrupamentos de escolas, Coordenadora da Pré-escola da Escola João XXIII-Beira (Moçambique), Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Coordenador da Universidade Sénior Diogo Bernardes, autarcas e representante da Associação de Estudantes.
Participaram ainda educadoras de infância, professores, técnicos, assistentes técnicos e assistentes operacionais, encarregados de educação, alunos e também os membros do Conselho Geral, órgão máximo da organização escolar presidido pela professora Virgínia Cunha que, nesta qualidade, investiu o Diretor para mais um quadriénio.
No momento de se dirigir à comunidade educativa, Carlos Louro reafirmou as metas do seu projeto de intervenção, tais como a promoção do sucesso educativo, a promoção de lideranças participadas e partilhadas, o aprofundamento da relação entre a escola e a família, a diversificação da oferta formativa, criando oportunidades de formação ao longo da vida, e o incremento do diálogo com os parceiros económicos, sociais, culturais e institucionais da região.
O aprofundamento da visibilidade pública e a excelência da imagem do Agrupamento na comunidade local/ regional, o fomento de um clima de sadias relações interpessoais e a consolidação de formas de trabalho colaborativo entre os docentes e de uma cultura de autoavaliação em todas as estruturas foram outras metas elencadas.
Para a sua consecução, Carlos Louro defendeu um trabalho articulado entre os diferentes atores educativos, comprometendo-se a prosseguir uma gestão democrática e humanista, aberta ao diálogo, comprometida com o rigor e determinação nas decisões e na sua aplicação, e promotora dos valores associados ao mérito, ao esforço, à solidariedade e ao trabalho em equipa.
Sublinhando tratar-se de uma ação dinâmica, sujeita a correções de prioridades ou de percurso, resultantes de sugestões e de críticas construtivas da comunidade educativa, o Diretor anunciou que pretende privilegiar a procura constante da melhoria e de soluções para o bem-estar e o desenvolvimento socioeducativo dos alunos, a animação das relações pedagógicas, a resposta eficaz dos serviços às solicitações da comunidade escolar e a dinamização das interações com a comunidade.
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