Trabalhos da aluna Alice Cristina
Unidade 2 de Apoio à Multideficiência
Trabalhos da aluna Alice Cristina
Trabalho artístico-instalação, desenvolvido na Unidade 2 de Apoio à Multideficiência, da autoria da aluna Alice Cristina com a colaboração dos professores José Mário, Pedro, e da D. Irene Marques, explorando as técnicas de desenho e pintura: expressão livre, perspetiva afetiva da cor, borrão acidental de tinta abstrato/realista, ocultação/desocultação de imagens, digitintas e impressões antropomórficas, corte, recorte, dobragens de silhuetas com o intuito de construir/desconstruir um pássaro-puzzle metamorfoseado.
A Alice convida-os a visitar a cantina do polo 2, onde está exposta a sua obra. Uma agradável comunicação entre significado e significantes.
Professor José Mário
Dia da Hispanidade
A propósito do Dia da Hispanidade, festa nacional que, a 12 de outubro, comemora a chegada de Cristóvão Colombo às Índias ocidentais (América), os alunos de espanhol, em articulação com a biblioteca escolar, realizaram diversos trabalhos que destacam a importância das 17 comunidades autónomas do estado espanhol, com as suas especificidades, e pesquisaram informações sobre os diferentes países de fala hispânica.
Os trabalhos foram expostos na sala da biblioteca e também no átrio do bloco C do Polo 1 da Escola-sede do Agrupamento.
Professora Marta Beça
Convocatória Nº16
Convocatória Nº16
Assunto: Reunião de Diretores de Turma – Cursos Profissionais – 11.º e 12.º Ano
Data: 25 de outubro, pelas 17:35 horas, na Sala de Coordenação
Novos títulos sobre a Escrita
O fundo documental da Biblioteca Escolar do Polo 1 da Escola-sede acaba de ser enriquecido com mais cinco títulos relacionados com a problemática da escrita.
Editadas e oferecidas pela Universidade do Minho no âmbito do trabalho em parceria que está a ser desenvolvido com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, as obras constituem um excelente contributo para uma reflexão aprofundada sobre os desafios do ensino da escrita.
Dois dos livros são as atas dos I e II Encontros de Reflexão sobre o Ensino da Escrita e têm como títulos, respetivamente, “Ensinar a Escrever. Teoria e Prática” e “A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios”.
Os restantes são os seguintes:
- “Escrita: Percursos de Investigação”, de José António Brandão Carvalho;
- “Escrita: Construir a Aprendizagem”, de Luís Barbeiro;
- “A Escrita Criativa no Contexto Escolar. Exemplificação de uma prática no terceiro ciclo do ensino básico”, de Margarida Cachada.
Aqui fica a epígrafe apresentada nesta última obra: “Para mim, a educação tem de produzir criadores, mesmo que não sejam muitos, mesmo se as criações de um são limitadas em relação às de outro. Mas é preciso produzir inventores, inovadores, e não conformistas…” (Jean Piaget).
Prof. Luís Arezes
Convocatória Nº15
Convocatória Nº15
Assunto: Reunião de Diretores de Turma e Secretários com os Encarregados de Educação
Data: 23 e 24 de outubro, pelas 17:40 horas e de acordo com o mapa em anexo
Convocatória Nº14
Convocatória Nº14
Assunto: Reunião de Professores Orientadores de Provas de Aptidão Profissional
Data: 18 de outubro, pelas 17:35 horas, na Sala de Coordenação
Informação do GAVE sobre provas, exames e testes intermédios para o ano 2012/2013
Divulga-se aqui a informação do GAVE relativa às provas finais, aos exames nacionais e aos testes intermédios a realizar no ano letivo 2012/2013.
Contratação de Escola 2012/2013 - Lista de Ordenação Final de Candidatos (Técnico Especializado para o Curso Profissional de Técnico de Recursos Florestais e Ambientais)
CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE
Técnicos Especializados
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012 - 2013.
Horário n.º 4 – Técnico Especializado para o Curso Profissional de Técnico de Recursos Florestais e Ambientais – 14 horas
Lista de Ordenação Final
Critérios Gerais de Avaliação para 2012/2013
Avaliação de Alunos: Princípios, Modalidades e Critérios
A autonomia é definida no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, como “um investimento nas escolas e na qualidade da educação”. É entendimento e prática do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (AEPB) que esta autonomia deve ser acompanhada, no dia-a-dia, por uma cultura de responsabilidade partilhada por toda a comunidade educativa.
Consciente do papel determinante da avaliação e de que o Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho altera as práticas e procedimentos que têm sido desenvolvidos, o AEPB entendeu necessário produzir um conjunto de orientações que possam contribuir para a adoção de práticas articuladas entre os docentes dos diversos níveis e ciclos de ensino.
No respeitante à avaliação, o citado normativo, clarifica ainda que esta “constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno” e que “tem por objetivo a melhoria do ensino através da verificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas nos alunos e da aferição do grau de cumprimento das metas curriculares globalmente fixadas para os níveis de ensino básico e secundário”.
Esta deliberação do Conselho Pedagógico resulta, em primeiro lugar, da necessidade de definir os critérios uniformes de avaliação. Em segundo lugar, expressa o entendimento que este órgão tem da avaliação, considerando-a um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas, apoiam a tomada de decisões adequadas à promoção da qualidade das aprendizagens.
Consciente do papel determinante da avaliação no processo de desenvolvimento de aprendizagens, aquisição de conhecimentos e capacidades desenvolvidas, o Conselho Pedagógico entendeu necessário refletir sobre as práticas e adequar, se justificado, aos novos normativos, o conjunto de orientações que tem aplicado nos últimos anos. Sempre tendo presente a adoção de práticas articuladas entre os docentes dos diversos níveis e ciclos de ensino.
Sendo um documento eminentemente normativo, tem, contudo, por base, as sugestões e convicções de cada um dos colegas que se envolveu nesta reflexão.
A produção deste documento, tal como o acompanhamento que o Conselho Pedagógico realiza, é uma contínua tarefa de encontrar consensos, sistematizar e operacionalizar as questões da avaliação, de acordo com as disposições legais em vigor para cada ciclo.
Convocatória Nº13
Convocatória Nº13
Assunto: Conselho de Turma do 9.º C (Professores de apoio)
Data: 17 de outubro, pelas 17:40 horas, na Sala B1