Psicologia e Orientação

 

 

 

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) dispõe de uma Psicóloga (Margarida Soares) que desenvolve a sua atuação a três níveis:

  • Apoio psicológico e psicopedagógico;
  • Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa;
  • Desenvolvimento de ações de orientação escolar e profissional.

 

 


 

Atividades

O Plano Anual de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação baseia-se no diagnóstico prévio das necessidades de intervenção neste Agrupamento de Escolas, tendo em conta a sua população e características específicas. 

Compreende as seguintes atividades a desenvolver:

  • Apoio psicológico e psicopedagógico* dirigido aos alunos com as mais diversas problemáticas (intelectuais, emocionais, relacionais e comportamentais) através de intervenções organizadas nas modalidades individual e de grupo, com o envolvimento dos vários agentes educativos;
  • Avaliação psicológica de alunos e orientações gerais sobre a intervenção educativa;
  • Deteção de alunos com necessidades educativas especiais, avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas em colaboração com os vários intervenientes no processo de integração dos mesmos na Educação Especial (Decreto-Lei n.º 3/2008);
  • Acompanhamento (in)direto aos alunos com necessidades educativas especiais em colaboração com outros agentes educativos e serviços;
  • Articulação com outros serviços (Serviços de Saúde, da Segurança Social, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco …), na planificação e execução de ações de intervenção, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e o sucesso escolar dos alunos;
  • Participação, quando necessário, nas reuniões de conselho de turma dos alunos que estão a ser alvo de intervenção psicológica;
  • Sessões de informação e sensibilização dos alunos acerca das alternativas de formação após o 9.º ano de escolaridade, em colaboração com os Diretores de Turma;
  • Acompanhamento aos alunos do 9.º ano de escolaridade no processo de escolha e tomada de decisão vocacional, mediante o desenvolvimento de programas e ações de aconselhamento pessoal e vocacional a nível individual e de grupo; - Acompanhamento na construção e desenvolvimento dos projetos vocacionais dos alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade) através da realização de sessões de informação e dinamização de atividades de exploração vocacional;
  • Intervenções junto dos Encarregados de Educação, no sentido de promover a sua participação no processo de aprendizagem e na construção e desenvolvimento dos projetos vocacionais dos seus educandos;
  • Contactos, sempre que se justifiquem, com as diversas instituições de formação numa perspetiva de articulação das intervenções e organização de programas de informação e orientação escolar e profissional;
  • Intervenções, na modalidade de consultadoria, junto dos professores nas áreas da especialidade, com vista a melhorar a qualidade das práticas educativas e promover o sucesso escolar e pessoal dos alunos;
  • Organização de atividades de exploração vocacional (contactos com instituições de formação, mostra de cursos superiores e de cursos de especialização tecnológica, entre outras);
  • Apoio às matrículas dos alunos do 9.º ano de escolaridade e do ensino secundário no final do ano letivo e à candidatura ao ensino superior aos alunos que o solicitem;
  • Colaboração com a Direção na diversificação da oferta formativa, tendo em conta os interesses dos alunos e recursos existentes na escola.

 

*A Psicóloga assume o compromisso de desenvolver as atividades supracitadas, embora não consiga dar resposta a todas as solicitações que exigem acompanhamento psicológico continuado e sistemático. No entanto, disponibiliza-se a colaborar, sempre que necessário, com técnicos da sua área de especialidade ou outros, no sentido de organizar e desenvolver intervenções consentâneas com as exigências dos vários casos.

 


 

Atendimento

Este serviço dispõe de gabinete no Pólo 1 - bloco B, no 3.º Piso e gabinete no Pólo 2 – bloco D, aos quais podem recorrer alunos, professores, funcionários, pais e/ou encarregados de educação, bem como outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola.

Os destinatários podem recorrer ao Serviço de Psicologia e Orientação por iniciativa própria ou através do Diretor de Turma, do Grupo de Educação Especial ou da Direção.

Os pedidos de encaminhamento para o SPO deverão ser feitos por escrito, em impresso próprio, pelo Professor Titular de Turma ou pelo Diretor de Turma.

Se, eventualmente, houver necessidade de esclarecimentos, os interessados poderão contactar a psicóloga através de vários canais: presencial, telefone ou correio eletrónico.

 

 


 

Contactos

Telefone: 258480150

Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 


 

Cursos Científico-Humanísticos

Os Cursos Científico-Humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico, têm a duração de 3 anos letivos correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

Os Cursos Científico-Humanísticos destinam-se a alunos que, tendo concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, pretendam obter uma formação de nível secundário.

Estes cursos conferem um diploma de conclusão do ensino secundário.

Existem quatro Cursos Científico-Humanísticos, por isso deverás conhecer os respetivos planos de estudo, bem como as implicações futuras em termos de prosseguimento de estudos, a fim de poderes concretizar o teu projeto vocacional.

Eis os quatro Cursos Científico-Humanísticos:
(para consultares os planos de estudo destes cursos, clica aqui)

  • CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
  • CURSO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS
  • CURSO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES
  • CURSO DE ARTES VISUAIS

 

É conveniente que te envolvas no processo de escolha e tomada de decisão vocacional de forma responsável, pois escolher o que fazer é, também, ir construindo um estilo de vida…é escolher quem ser.

 


 

Atividades de Exploração Vocacional

Procedimentos a adotar no conhecimento dos Cursos Superiores (Universidades e Institutos Politécnicos)

É importante a consulta do site www.dges.mctes.pt, no qual podes encontrar todas as informações sobre o ensino superior (politécnico e universitário, público e privado).

No site entra na área dos Estudantes e clica em Índice de Cursos. Aqui podes fazer a tua pesquisa selecionando:

  • Área/Curso – área de estudos e os respetivos cursos de cada uma das áreas (se não tiveres uma ideia do(s) curso(s) que pretendes);
  • Curso/Estabelecimento - nome do curso e estabelecimentos onde é leccionado (se já tiveres uma ideia do(s) curso(s) que pretendes);
  • Distrito/Estabelecimento (se pretenderes ver apenas os cursos da tua área (distrito) de residência);
  • Estabelecimento/Curso (se pretenderes ver apenas os cursos ministrados num determinado estabelecimento de ensino).

 

Quando encontrares o(s) curso(s) do teu agrado escolhe o estabelecimento de ensino que pretendes e clica no mesmo e entrarás na página do(s) curso(s) que pretendes.

Presta atenção ao seguinte:

  • às provas de ingresso que lhe dão acesso;
  • ao tipo de ensino (politécnico ou universitário e público ou privado);
  • às classificações mínimas exigidas no acesso;
  • aos pré-requisitos quando exigidos ( há pré-requisitos que terás de fazer prova no ato da matrícula ao ensino superior e outros que terão que ser apresentados no ato da candidatura). Podes consultar as informações necessárias no mesmo site onde aparece Referência seguido de Pré-requisitos.
  • às notas de candidatura dos últimos alunos colocados em anos anteriores;
  • aos sites das instituições do ensino superior do(s) curso(s) que procuras de modo a obteres informações detalhadas sobre o(s) mesmo(s), nomeadamente descrição, planos de estudo, saídas profissionais, entre outras.

 

No site indicado, tens acesso a muitas outras informações, como perguntas e respostas sobre os exames e candidatura ao ensino superior, o calendário geral de exames e a avaliação dos cursos do ensino superior.

 

(C) 2012-2017, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca