Educação para a Saúde

A saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica “um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (OMS, 1993). Dentro desta perspetiva, a Educação para a Saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e coletiva. Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao tal bem-estar físico, social e mental.

A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão. Daí, a importância da abordagem da Educação para a Saúde em meio escolar onde se pretende assegurar o acompanhamento, monitorização e desenvolvimento das atividades da saúde em meio escolar, na vertente da Educação para a Saúde (Despacho do Senhor Secretário de Estado da Educação, de 27 de Setembro de 2006, que define as áreas prioritárias).

 

Gabinete Virtual de Apoio ao Aluno

Ser jovem é viver na dúvida permanente. São tantas as mudanças, no corpo e na mente. Tantas as pressões de amigos, família, colegas, televisão… A quem pedir ajuda?

Resposta: a nós! Estamos ao teu dispor.

Tecla para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

A tua saúde preocupa-te? Estarás a alimentar-te corretamente, a repousar o que precisas…? Algo não te parece muito bem? Podemos ajudar-te a encontrar solução!

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Dúvidas, dúvidas… O corpo humano, alimentação, drogas, tabagismo, álcool, festas, relacionamentos, sexualidade, violência… As tuas perguntas têm sempre resposta, nesta porta amiga:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

(C) 2012-2017, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca