Divulgação de classificações do 2.º Período
Divulgação de classificações do 2.º Período
Leva-se ao conhecimento de toda a comunidade escolar que já poderão ser consultados as classificações referentes ao 2.º Período.
Os encarregados de educação e/ou aluno dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário devem aceder ao programa GIAE Online, a partir da página do AEPB, e, com o código GIAE, consultar os níveis obtidos.
As pautas de avaliação de todos os níveis de ensino encontram-se afixadas no Pavilhão Polivalente do Polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca (escola sede).
As fichas informativas serão entregues aos encarregados de educação nos dias 23 de abril (ensino secundário) e 24 de abril (ensino básico).
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Alunos do 12.º A divulgam Fernando Pessoa
Alunos do 12.º A divulgam Fernando Pessoa
No âmbito da “Semana da Leitura”, os alunos do 12.º A selecionaram poemas de Fernando Pessoa, que integram o programa da disciplina de Português, para os darem a conhecer aos colegas do 11.º ano, que os estudarão no próximo ano letivo.
Assim, divulgaram não apenas o autor de uma obra múltipla e plurifacetada, mas, principalmente, o criador de uma “pequena humanidade”, constituída por figuras “exatamente humanas”, com personalidade própria. Numa “espécie de êxtase”, como conta em carta a um seu “prezado Camarada”, um dia, acerca-se de uma cómoda e, de pé, escreve “trinta e tantos poemas a fio”. Com isto, descobre dentro de si o seu mestre, Alberto Caeiro, que se apresenta como “O Guardador de Rebanhos” que, na verdade, nunca guardou rebanhos. Mas os restantes discípulos não tardam a chegar: Ricardo Reis, o poeta clássico e sereno, e Álvaro de Campos, que surge quando sente “um súbito impulso para escrever”.
Desta forma, tentaram despertar a curiosidade dos ouvintes para que, quando estudarem a poesia pessoana, o façam mais por vontade própria do que por obrigação.
Trata-se de um caso único na literatura portuguesa: sendo um só é muitos, e sendo muitos é apenas um só.
Alunos do 12.º A
Mensagem de Páscoa do Curso Profissional de Técnico de Multimédia
Mensagem de Páscoa do Curso Profissional de Técnico de Multimédia
Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia (10.ºE) resolveram brincar um pouco com a edição de vídeo e, juntamente com o professor Pedro Cerqueira, realizaram este vídeo de final de período.
Apresentação do romance histórico “O Falcão de Bonaparte”
Apresentação do romance histórico “O Falcão de Bonaparte”
Enquadrada numa decoração simples, mas cheia de bom gosto, proporcionada pelas assistentes operacionais do Agrupamento, teve lugar no Polivalente do Bloco 1, mais uma atividade bem sucedida no seu propósito de proporcionar aos alunos uma motivação para a leitura, para a escrita e para o prazer que se pode tirar da ficção histórica.
A autora do livro “O Falcão de Bonaparte”, Mariana Morais Pinheiro, jornalista de formação e profissão, expôs, de forma simples e entusiástica, todas as fases da conceção da obra, desde a pesquisa ao produto final. Falou dos constrangimentos, mas sobretudo do prazer de enfrentar os desafios, superar obstáculos e ver o resultado. Referiu-se à importância da pesquisa histórica e às surpresas que ela nos pode reservar.
A felicidade de ter conseguido escrever o seu primeiro romance foi tão evidente e captou de tal forma o interesse dos alunos que fez certamente despertar na plateia um secreto desejo de, um dia, talvez mais cedo que mais tarde, escreverem o seu próprio livro.
“O Falcão de Bonaparte”
É uma história de guerra, mas é, sobretudo, uma história de amor. É a história de um amor proibido entre um tenente francês e uma enfermeira portuguesa. E é também a história de um amor de um povo pela sua pátria.
“O Falcão de Bonaparte” leva-nos numa viagem pelos bastidores da guerra, pelos quartéis e pelos acampamentos militares e pelos cenários terríveis dos campos de batalha.
Com a 2.ª invasão francesa pelo norte do país como pano de fundo, o romance espelha o triunfo do amor sobre a guerra e o sacrifício de um povo que batalhou de peito aberto contra o inimigo.
A professora de História do 8.º ano,
Maria Paula Santos Silva
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca vence fase distrital do Parlamento dos Jovens-Básico
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca
vence fase distrital do Parlamento dos Jovens-Básico
A Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca foi a grande vencedora da fase distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico, que se realizou no auditório da Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, subordinado ao tema “Drogas – evitar e enfrentar dependências”.
O Projeto de Recomendação apresentado pela Escola foi o mais votado, o mesmo acontecendo com a equipa de Ponte da Barca – constituída pela Mariana Lopes, Catarina Gomes e Ana Silva, todas do 9º ano – que também recolheu o maior número de votos entre os quatro estabelecimentos de ensino que vão representar o distrito na sessão nacional a decorrer em Lisboa, nos dias 5 e 6 de maio.
Mariana Lopes foi ainda eleita porta-voz do grupo vencedor, merecendo, de igual modo, realce o facto de a vice-presidente da mesa que conduziu os trabalhos ter sido outra aluna da EBS de Ponte da Barca, Sara Arezes (7º ano), que havia sido selecionada em sessão que teve lugar no Instituto Português do Desporto e Juventude.
Após a abertura da sessão, seguiu-se um período de perguntas e respostas formuladas pelos participantes das diversas escolas à deputada presente, Rosa Maria Arezes.
Foram, então, apresentadas as medidas constantes dos projetos das escolas participantes, a encaminhar para a Assembleia da República em tempo oportuno, dando lugar ao debate na generalidade de todos os Projetos de Recomendação.
O mais votado foi o Projeto da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, que defende a criação de equipas desportivas gratuitas de várias modalidades, a nível distrital, a melhoria da patrulha nos portos portugueses e ainda a criação de gabinetes quer nas escolas quer nos centros de saúde, com o intuito de sensibilizar os jovens para os perigos das drogas.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania, com o objetivo de formar cidadãos responsáveis, críticos e interventivos.
Professora Madalena Peres,
Coordenadora do Projeto