Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 240 (08-04-2024)
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 240 (08-04-2024)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2023/2024.
Conselho Nacional de Educação - Publicação DICA 2023: dar a conhecer o trabalho das escolas e melhorar as políticas públicas de educação
Conselho Nacional de Educação
Publicação DICA 2023: dar a conhecer o trabalho das escolas e melhorar as políticas públicas de educação
O Projeto DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — iniciou-se em 2023 e visa contribuir para que a sociedade e, em particular, as comunidades educativas, conheçam e compreendam melhor as escolas e a qualidade da educação que proporcionam.
A publicação apresenta e discute uma diversidade de situações através das quais é possível conhecer e compreender a natureza do trabalho que se desenvolve nas escolas e um conjunto de fenómenos que, em geral, não são facilmente mensuráveis e que são reconhecidamente relevantes para melhorar a qualidade do ensino, das aprendizagens e da avaliação (e.g., relação pedagógica, conceções pedagógicas, processos de ensino e de avaliação, estratégias de aprendizagem, processos de comunicação e de gestão escolar).
A edição de 2023 inclui, neste primeiro ano do projeto, seis estudos realizados por membros da assessoria técnico-científica do conselho: dois estudos de caso intrínsecos de agrupamentos de escolas ou de escolas não agrupadas (AE/ENA); dois estudos de natureza biográfica de professores; e dois estudos de natureza biográfica de diretores de AE/ENA, contexto em que o nosso Agrupamento é abordado.
Inclui, ainda, no quadro de protocolos estabelecidos com diversos programas, projetos e organizações, a apresentação de onze narrativas de práticas pedagógicas, ou de projetos realizados numa ou mais escolas, consideradas relevantes pelas entidades parceiras.
O DICA 2023 é um projeto e uma publicação que visa contribuir para desenvolver a cultura educacional, melhorar o conhecimento e a compreensão acerca das “coisas” da escola, e enriquecer o espaço público de educação.
Divulgamos hoje o estudo realizado, em Ponte da Barca com o nosso diretor. A publicação poderá ser consultada aqui: DICA 2023 – Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender.
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participou na Roboparty
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participou na Roboparty
A RoboParty é um evento anual, iniciado no ano 2009 e é organizado pelo Departamento de Eletrónica, da Universidade do Minho, Polo de Azurém, Guimarães.
É uma competição de robótica dirigida a estudantes, nomeadamente estudantes, onde os participantes constroem e programam carros robôs para competir em diversos desafios.
O evento também inclui workshops, palestras e atividades práticas relacionadas com a robótica e programação.
Na RoboParty, as equipes recebem um kit de robô e um conjunto de desafios para completar dentro de um prazo limitado. Os desafios geralmente envolvem navegar por obstáculos, competir contra outros robôs com carros segue-linha e ainda com jogo de mesa/Challenge e por fim, com interações de grupos, na atividade de Robôs Dançantes, de forma (quase) sincronizada.
A RoboParty oferece uma valiosa experiência de aprendizagem aos participantes, permitindo-lhes desenvolver as suas habilidades em letrónica (montagem integral do carro robô), robótica, programação, além da resolução de problemas e trabalho em equipe. Também serve como plataforma de networking e colaboração entre estudantes, educadores e profissionais da área de robótica e tecnologia.
Os nossos alunos do 7º ano de escolaridade, Dinis Pena e João Tiago Rocha, em conjunto com os alunos do 6º B, Ana Carolina Gregório, Simão Antunes, Miranda Lopez e Núria Gonçalves, acompanhados pelos professores António Galvão e Rui Gomes, participaram naquele evento, de forma responsável e empenhada, trazendo experiências inesquecíveis para as suas vidas.
Cabe informar que as nossas 2 equipas foram as mais jovens participantes na RoboParty 2024.
Pode-se afirmar que regressaram muito enriquecidos com as vivências proporcionadas por aquele evento e mais conhecedores das potencialidades oferecidas pela técnica e tecnologia ligadas aos robôs e à eletrónica.
Os professores acompanhantes dos alunos agradecem publicamente à direção da escola a disponibilidade demonstrada desde o primeiro instante, para que os miúdos pudessem transformar os seus sonhos em realidade.
Com alunos e professores mais ricos em experiências e conhecimentos, mais rico fica o nosso Agrupamento e mais diversificadas poderão vir a ser as atividades curriculares e extracurriculares do mesmo.