Turma D da Educação Pré-escolar canta os Reis
Turma D da Educação Pré-escolar canta os Reis
Como é da tradição, fomos cantar os Reis na nossa Escola. Depois de fazermos umas lindas coroas, fomos cantar às senhoras cozinheiras, aos alunos do 2.º Ciclo, que estavam a ter aulas de Educação Musical, e às turmas do 1.º ano e do 2.º ano.
Fomos muito bem recebidos por todos e ainda nos ofereceram uns deliciosos bolos de laranja. Também cantámos ao professor Renato e gravámos para dar na Rádio Barca, no programa do Agrupamento, que é todos os sábados e domingos, das 12:00 às 13:00 horas.
Desejamos a todos um Bom Ano!
Educadora Arminda Falcão
Preservar a identidade e promover o empreendedorismo
Preservar a identidade e promover o empreendedorismo
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) acaba de oferecer às bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca um conjunto de exemplares das obras “Lendas do Alto Minho” e “Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos”.
Trata-se das mais recentes publicações da CIM Alto Minho, dois projetos que pretendem, respetivamente, promover a valorização do capital simbólico e identitário da região e favorecer as capacidades empreendedoras em contexto escolar.
“Lendas do Alto Minho” é um livro de literatura infanto-juvenil, baseado em 10 lendas e narrativas populares originárias de cada um dos 10 concelhos, adaptadas por Isabel Castro e ilustradas pelo pintor Carlos Basto. “A Pegadinha da Senhora” é o texto que representa Ponte da Barca.
Por sua vez, “Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos” é uma obra pensada para a faixa etária dos 3 aos 12 anos e resulta de um trabalho conjunto que envolveu a CIM Alto Minho, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Centro Educativo Alice Nabeiro.
Biblioteca Escolar
Contratação de Escola 2015/2016 - Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 9 – Grupo 230 – 21 horas)
Contratação de Escola 2015/2016
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 9 – Grupo 230 – 21 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
Contratação de Escola 2015/2016 - Grupo de Recrutamento - 240 - Educação Tecnólogica
Contratação de Escola 2015/2016 - Grupo de Recrutamento - 240 - Educação Tecnológica
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2015/2016.
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Grupo de Recrutamento |
n.º horário |
n.º de horas letivas |
Disciplinas |
Tipo |
240 |
11 |
16 |
Educação Tecnológica |
Temporário |
LER É SABER+
LER É SABER+
Oito alunos do 8.º D e do 8.º E partilham as suas experiências de leitura levadas a cabo ao longo do 1.º período.
São depoimentos sobre outros tantos livros trabalhados no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sob a orientação da Professora Fátima Marques.
A avaliar pelo que afirmam, numa coisa estão de acordo: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer” (Carlos Drummond de Andrade).
Ora, o que se pretende é que sejam cada ver mais os alunos a sentir esta alegria e este prazer de ler um livro. Porque “A leitura engrandece a alma” (Voltaire), estrutura o pensamento, alarga horizontes, forma cidadãos.
Biblioteca Escolar
A Fonte dos Segredos, de Maria Teresa Maia Gonzalez
“O assunto deste livro é a transição da infância para a adolescência de um rapaz que nos narra um dos verões mais marcantes da sua vida, durante o qual descobriu várias emoções distintas sobre o mundo que o rodeia e sobre si mesmo.
Aqui fica registada a frase que achei mais interessante – Foi naquele verão, após uma complexa intervenção cirúrgica a um pardal, a que diagnostiquei uma pena encravada, que decidi finalmente que queria ser veterinário, como o meu pai, ou melhor, veterinário, mas diferente do meu pai, com um grande laboratório para todas as experiências que tinha em mente…” (p. 13)
Diana Gonçalves Fernandes Gomes, 8.º D
O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que com ele aprendi o valor da amizade, da solidariedade e do espírito de partilha. Foram estes os valores que permitiram aos habitantes do “Anexo” sobreviver durante dois anos isolados do mundo. Apesar de o desfecho do livro ser trágico, eles conseguiram, nesse período, viver alguns momentos de felicidade.
Este livro também nos mostra a persistência de Anne que, mesmo estando escondida, continuou a estudar, pois tinha esperança de um dia voltar à sua vida inicial. A esperança nunca faltou a nenhum deles.
Para além dos valores transmitidos neste diário, ele é também o testemunho histórico de uma fase negra da história da humanidade: o holocausto.”
Nuno Guilherme Cruz Varela, 8.º D
O Mundo em que Vivi, de Ilse Losa
“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a época de subida ao poder dos nazis e a consequente perseguição aos judeus, sendo que a história é baseada na vida da autora que teve de abandonar o seu país por ser judia, tal como Rose, a personagem principal.
É um livro acessível, cativante e emocionante, devido à realidade que narra.”
Ana Júlia Gonçalves da Silva, 8.º D
A Rapariga das Laranjas, de Jostein Gaarder
“O livro fala de uma carta redigida por um pai, falecido há onze anos, e dirigida ao seu filho, Georg. Conta a história do tempo em que era ainda um jovem estudante e da sua procura por uma rapariga desconhecida que ele via sempre com um saco cheio de laranjas. Apaixonado, persegue os mistérios dos seus breves encontros com a rapariga e transmite ao seu filho um ótimo incentivo para a vida.”
Glória Carolina Pereira, 8.º E
Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira
“Este livro conta-nos a história de Mariana, uma rapariga que, de repente, se depara com um membro novo na família, a sua irmã, Rosa.
Mariana, ao princípio, não sente afeto pela irmã, porque a chegada dela roubou-lhe a atenção dos pais, dos avós e da tia, aliás, a recém-chegada causa-lhe até sentimentos negativos.
Porém, aos poucos, Mariana aprende a sentir carinho por Rosa e a ser uma pessoa melhor, graças à presença da menina.”
Vitória Botelho, 8.º D
Cleo, de Helen Brown
Escolhi “Cleo”, de Helen Brown, para o Plano Nacional de Leitura, já que adoro histórias que falam de animais, mas também por outras razões.
Por um lado, a simplicidade da capa chamou-me muito a atenção. O fundo branco com uma ternurenta gatinha preta influenciou muito a minha escolha, pois eu adoro coisas simples.
Por outro lado, o livro retrata uma história verídica. Mostra como um simples animalzinho indefeso conseguiu ajudar uma família a apreciar outra vez a vida, após uma grande tragédia, a morte do filho mais velho. Esta gatinha foi capaz de devolver, muito naturalmente, o sorriso aos membros desta família.
Em relação às personagens, gostei especialmente da Cleo. Ri-me imenso com as suas brincadeiras de gatinha rebelde. Para além do que referi anteriormente, o facto de cada capítulo do livro ser iniciado por uma frase também me atraiu muito. Todas as frases têm muito significado, mas, entre todas, a que mais me marcou foi “O toque de uma pata pode fazer mais do que aspirina”. Concordo plenamente, pois um animal é, de facto, capaz de curar muitas dores com o amor e carinho que está sempre disposto a dar.
Concluindo, adorei ler este livro, uma vez que consegui perfeitamente sentir o que estava a ler. Aconselho a sua leitura, pois é, sem dúvida, um livro muito emocionante.
Glória Carolina Pereira, 8.º E
Eu sou Malala, de Malala Yousafzai com Christina Lamb
Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a história de uma jovem paquistanesa punida por querer aprender.
Aqui fica registada a frase que achei mais bonita: “Um livro, uma caneta e um professor podem mudar o mundo.”
João Alves Pires, 8.º E
O Primeiro Livro do Diário de Sofia, de Nuno Bernardo e Marta Gomes
“Este livro conta-nos a adolescência de Sofia, uma jovem que passa por uma das piores fases da sua vida e na qual tudo parece um enorme problema. Felizmente, consegue resolver todos os seus conflitos familiares, de saúde, na escola com as notas, com os rapazes, com o seu próprio corpo…, mas com angústia, ansiedade, stresse, ou seja, com todos os sentimentos que só os adolescentes entendem.”
Ariana Carina Dias Alves, 8.º E