Semana da Alimentação

Domingo, 27 outubro 2019

Semana da Alimentação

        

Sai o sal, entram as ervas aromáticas! E muito mais…

Dia 16 de outubro comemorou-se o dia Mundial da Alimentação.

Como é prática no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (AEPB), durante essa semana foram dinamizadas várias atividades no sentido de promover uma alimentação saudável. Este ano o tema foi “Sai o sal, entram as ervas aromáticas!”.

Nesta semana, as cantinas do Agrupamento deram continuidade ao excelente trabalho que têm feito na promoção de uma alimentação saudável: diminuíram ainda mais a quantidade de sal nas ementas, igualando os valores sugeridos pela Direção Geral da Saúde, mantendo e melhorando o paladar com recurso a ervas aromáticas. Os objetivos foram claramente alcançados, tendo como base a avaliação feita pelos responsáveis das cantinas.

Os alunos do 2.º Ciclo, na disciplina de Ciências, elaboraram cartazes acerca dos seus benefícios e fizeram sementeiras das mesmas, tal como os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo da Escola Básica de Crasto. Todas as turmas do AEPB foram envolvidas através de sessões de sensibilização, bem como as famílias dos alunos da EPE da Escola Básica Diogo Bernardes através de folhetos informativos e toda a comunidade através do Programa de Rádio “Leituras e Companhia”.

Tal como nos anos anteriores, as turmas do 6.º ano participaram em várias atividades: Peddy-paper por locais de comércio, ruas e instituições da vila, permitindo sensibilizar a comunidade; Atividade Física; “Sementeiras de ervas aromáticas”; Jogo da Glória. O envolvimento e entusiasmo dos participantes foi excecional, permitindo o alargamento dos saberes dos alunos e a consciencialização da importância do tema. A turma 6.º A foi a vencedora, embora o empenho que todos colocaram na sua concretização tenha sido muito positivo.

 

E muito mais….

Os alunos da EPE e do 1.º Ciclo, ouviram histórias alusivas, decoraram colheres de pau, confecionaram pizas de fruta, gelatinas com fruta, animais cheios de sabores, compotas sem açúcar, sumos e espetadas de fruta, sopa, pão e degustaram as suas confeções. As crianças aprenderam, divertiram-se e apreciaram muito mais os alimentos confecionados por eles. Estas dinâmicas têm contribuído para a substituição de produtos embalados pelo pão e, de um modo geral, “lancheiras mais saudáveis”.

E como no centro da roda dos alimentos está a água, a temática da hidratação adequada foi abordada com os alunos do 8.º ano através da sessão “Promoção do consumo da água da rede pública”. Ao nível da água, permitiu, mais uma vez, reforçar o papel da água na alimentação saudável, capacitar a comunidade para o conhecimento dos parâmetros de qualidade da água e sensibilizar sobre a qualidade da água da rede pública. Ao nível dos resíduos, eliminar o consumo de água engarrafada. Esta sessão foi dinamizada pelos Técnicos da Saúde Ambiental, tal como a sessão com os alunos do 7.º ano: “Plásticos e Alimentação”. Os alunos tiveram a oportunidade de perceber as consequências do plástico para a saúde do Homem quando ingerido, bem como o impacto dos sacos de plástico no congelamento dos alimentos e dos recipientes de plástico na confeção dos alimentos (aquecimento no micro-ondas). Foram dadas alternativas para conservar e aquecer os alimentos sem recurso ao plástico.

De acordo com os alunos, esta foi uma semana enriquecedora, muito divertida e bem sucedida.

Agradecemos a colaboração e envolvimento da comunidade escolar.

Os Docentes

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca