Plano Anual e Plurianual de Atividades para 2014/2015

Segunda, 13 outubro 2014 Escrito por Administrador

Plano Anual e Plurianual de Atividades para 2014/2015

O processo ensino/aprendizagem tem o seu lugar privilegiado, no Concelho de Ponte da Barca, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (AEPB), onde tudo deve ser programado e dinamizado. Contudo, hoje, circunscrevê-lo a esse espaço, considerando todas as outras fontes de formação e de aprendizagem - complementares e todas igualmente importantes -, é cerceá-lo na sua aplicação e alcance. Razão para as integrar no processo educativo.

Acresce ainda que, tratando-se de um Agrupamento com várias valências (ensino pré-escolar, ensino básico, ensino secundário, cursos de educação e formação para jovens, cursos de formação vocacional, cursos profissionais e ainda unidades de apoio à multideficiência), mais se impõe que o processo educativo ultrapasse os muros das escolas e procure outras realidades, promovendo-se a troca de experiências e validando-se saberes.

Assim, o Plano Anual e Plurianual de Atividades (PAA) deverá ser enriquecido pela qualidade e variedade das propostas: visitas de estudo, debates, exposições, etc. De um modo geral, com o PAA, pretende-se melhorar enriquecer e ampliar conhecimentos, estimular a curiosidade, abrir apetências e desenvolver valores.

As atividades a dinamizar, propostas pelas estruturas de orientação educativa, têm de estar em conformidade com o Projeto Educativo e devem assumir-se como um dos instrumentos cruciais da autonomia do AEPB. Destas atividades, umas há que se desenvolverão tendo por base os programas curriculares, devidamente organizados por disciplina, áreas ou cursos. Outras terão maior abrangência e envolverão toda a comunidade escolar, muitas vezes em articulação com entidades e instituições locais, estendendo-se pelo meio envolvente. Haverá ainda outras atividades que não constam do plano inicialmente “traçado”, mas que se programarão posteriormente, à medida que se tornem pertinentes.

A elaboração do documento é da competência do Diretor, integrando as propostas apresentadas pelo Conselho Pedagógico que sobre ele emite o seu parecer (artigo 20.º e 33.º do DL 75/2008 de 22 de abril). Porém, e de acordo com o artigo 13.º do mesmo diploma compete ao Conselho Geral proceder à sua aprovação. De modo a facilitar este processo de construção, foi constituída uma equipa, com representatividade alargada e coordenada por um elemento da Direção, que assumirá a tarefa de organização deste documento estruturante do quotidiano escolar.

Ao PAA coloca-se o desafio, apesar das dificuldades ditadas pelas tendências de uniformização que hoje imperam, de assumir, na sua elaboração e execução, da autonomia do AEPB. Deve, por isso, estimular a diferença, por mais ténue que seja, promovendo a qualidade das aprendizagens dos alunos. É essa qualidade, que se evidencia no desempenho da comunidade educativa mas também no empenho de todos os professores e/ou educadores, que o AEPB pretende acentuar.

O PAA é um instrumento estratégico pois organiza a nossa prática, constrói a identidade do AEPB e serve a comunidade educativa. Para isso, estabelece prioridades e planifica as opções a realizar. E será ainda um documento cuja análise revele o planeamento e articulação do trabalho letivo e não letivo a desenvolver, mas também o reflexo do dinamismo, da missão formativa e da proficiência do AEPB.

Será, aprofundando essa análise em leituras futuras, um instrumento privilegiado para a reflexão sobre o que nós, AEPB, fomos, somos e o que pretendemos ser no futuro.

Finalmente, deve ainda realçar-se, especialmente quando se aborda o tema do PAA, o papel dos vários intervenientes em todo este processo, sobretudo as estruturas e os promotores responsáveis pela diversidade de atividades que o integram, determinantes para o sucesso educativo.

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