Poemas "Dia da Criança"
Poemas "Dia da Criança"
Ser criança é…
Brincar,
Estudar,
Saltar.
Ser inteligente,
Ser amigo,
Ajudar.
Ser pequenino,
Socorrer os outros,
Cuidar da natureza.
É magia…
Sonhar,
Agir!
Abrir uma arca do tesouro,
Estrelas a brilhar no céu,
Fazer coisas bonitas
E experiências infinitas!...
Rodrigo Silva
Ser criança é…
Ser feliz,
Ser inteligente,
Ser estudioso,
Ser corajoso,
Ser grande…
Ser forte,
Ser atleta,
Ser trabalhador,
Ser amigo,
Ser prestável.
Ser bondoso…
Ser criança… é felicidade e amor!
Ser criança é…
Ser bonito, teimoso,
Aprendiz, maroto.
Guloso…
É ser feliz, ser brincalhão.
É ser inteligente e atento,
É crescer
E aprender…
É ser sonhos…
Que nunca mais acabam!...
Afonso Freitas
Centro Escolar de Crasto
Alunos do 7.º D brilham como cientistas nos laboratórios da Universidade do Minho
Alunos do 7.º D brilham como cientistas
nos laboratórios da Universidade do Minho
Os alunos do 7.º D participaram na 4.ª edição da Festa da Ciência e fizeram uma visita guiada aos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho.
No período da manhã, a turma contactou, de uma forma dinâmica, com as múltiplas atividades de divulgação proporcionadas pela Escola de Ciências da Universidade do Minho, tais como workshops, concursos, palestras e exposições dirigidas aos alunos, desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário.
Já depois do almoço, os estudantes tiveram o privilégio de usufruir de uma visita por alguns dos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra, sob a orientação dos Professores Pedro Pimenta e Luís Gonçalves.
A visita aconteceu nos termos da parceria estabelecida no âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, aprovado na 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola que apresenta como tema geral “Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais”.
De visita aos laboratórios de lâminas e superfícies polidas, os discentes, distribuídos em pequenos grupos, participaram ativamente na preparação de amostras de rocha, tendo em vista a sua observação em microscopia petrográfica.
Considerando o projeto que têm entre mãos, o quartzo foi o mineral mais trabalhado, procedendo ao seccionamento, desbaste e polimento através de um processo mecânico de preparação de lâminas delgadas, após o que, com um microscópio petrográfico, procederam à visualização em microscopia ótica de luz transmitida das suas propriedades óticas e texturais.
Tomaram, assim, conhecimento da composição química do quartzo (silício e oxigénio) e aperceberam-se de que este recurso natural está presente em quase todas as rochas. Por outro lado, devido à elevada dureza que apresenta, não se degrada facilmente, o que permite que, ao contrário do que acontece com outros minerais, seja relativamente fácil a sua identificação em amostras de sedimentos fluviais e de regiões costeiras. Neste contexto, os alunos viram a simulação de um rio, observando o transporte de sedimentos em função da velocidade da corrente, e participaram numa tarefa de separação, utilizando crivos para apurar diferentes granulometrias.
Este foi um dia marcante na vida escolar dos alunos do 7.º D que, durante algumas horas, se transformaram em cientistas e abraçaram o desafio da descoberta dos segredos da natureza, sobretudo dos minerais.
Equipa do Projeto
Dia da Psicologia: Interpretação dos sonhos
Dia da Psicologia
Interpretação dos sonhos
No âmbito da disciplina de Psicologia B, realizou-se, no dia 15 de maio, no Auditório do Bloco C, uma sessão sobre a Interpretação dos Sonhos. Organizada por um grupo de alunos do 12.º C, e dirigida aos 11.os e 12.os anos da Escola-sede do Agrupamento de Escolas Ponte da Barca, este colóquio contou com a dinamização do Dr. Raúl Fernandes, psicanalista, psicólogo clínico e terapeuta da família e do casal.
Ao longo da sessão, o conferencista abordou diversos temas tais como:
- Os conceitos básicos da saúde mental (dando importância a psiquiatria, psicologia, psicoterapia, psicanálise, psicose e neurose).
- Outro dos temas aprofundados pelo Dr. Raúl foi a breve história da psicanálise, onde explicou o inconsciente, o pré-consciente, o consciente, o ego e o Super-ego.
O tema principal desta sessão, interpretação dos sonhos, foi o último a ser abordado. Foi neste tópico que o conferencista dialogou acerca da fisiologia dos sonhos e a sua estrutura, o conteúdo manifesto e o conteúdo latente, características do sonho, como interpretamos o que diz o paciente e, por fim, a análise de sonhos. Neste contexto, referiu como poderão manifestar-se casos de bullying, anorexia, assédio, gravidez adolescente e hiperatividade presentes no conteúdo latente.
No fim da sessão, os alunos tiveram a possibilidade de colocar questões relativas às várias temáticas abordadas ao longo da sessão.
A experiência foi muito gratificante para todos os presentes.
Ana Filipa Rodrigues, Ana Teresa Cerqueira, Dany Rodrigues, Juliana Cerqueira – 12.º C
Educação Especial leva alunos a Vila Nova de Cerveira no “REINO” do AQUAMUSEU
Educação Especial leva alunos a Vila Nova de Cerveira
no “REINO” do AQUAMUSEU
Os alunos das Unidades de Apoio Especializado à Multideficiência e um outro grupo de alunos também abrangidos pela Educação Especial realizaram, no dia 22 de maio, uma visita de estudo cuja concretização estava prevista no Plano Anual de Atividades.
Os alunos, professores e funcionários saíram da Escola rumo a um tipo de experiência que assume uma importância inquestionável no âmbito do processo da formação plena dos alunos.
Após uma viagem de autocarro, marcada pela animação, o grupo chegou a Vila Nova de Cerveira para visitar o Aquamuseu (Aquário vivo do rio Minho). Alunos e acompanhantes foram recebidos com enorme carinho, disponibilidade e sensibilidade para a especificidade da visita. Esta começou com uma pequena explicação sobre o museu das pescas, de seguida foram mostrados aos alunos os aquários com cerca de 40 espécies aquáticas num percurso simulado desde a nascente até à foz do rio Minho. Uma das partes preferidas dos alunos foi, sem dúvida, o lontrário, onde puderam, in loco, conhecer duas lontras muito divertidas. Uma vez que estava prevista chuva, o museu disponibilizou uma sala onde os alunos tiveram todas as condições para um almoço especial, tendo-se seguido, com a participação da professora Daniela, responsável pela área da musicoterapia de um grupo de alunos do Agrupamento, um momento de boa disposição colorido pela música.
Num tempo em que que muitas vezes se constata que o tempo é demasiado precioso, para se despender parte do mesmo na organização e posterior participação em algumas atividades, fica aqui expressa a satisfação das profissionais envolvidas e o sentimento de terem desenvolvido esta atividade gratificante, a todos os níveis, conscientes de que não se tem o poder de mudar o mundo, mas não se deixa de ter o poder de construir pequenos e sólidos castelos, para que neles possam reinar os seus pequenos príncipes…
O Grupo de Educação Especial
Emissão N.º63 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Emissão N.º63 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Já se encontra disponível para ouvir em podcast/fazer download, a emissão número 63 (24-05-2014) do Programa "Leituras & Companhia" cujo tema foi "Dia Mundial da Diversidade Cultural".
Recorda-se que a emissão é difundida pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12h00 e as 13h00, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Emissão n.º63 [24/05/2014]
Dia Mundial da Diversidade Cultural
Para consultar a lista das emissões anteriores e para ouvir ou fazer o download das emissões em formato MP3, visite a página do "Leituras & Companhia".