1º Encontro de ginástica acrobática de nível introdutório
1º Encontro de ginástica acrobática de nível introdutório
Na quarta-feira, dia 31 de janeiro decorreu, no mini ginásio da Escola Secundária de Ponte da Barca, o primeiro encontro de ginástica acrobática de nível introdutório. Nesta atividade participaram alunos da Escola de Crasto e alunos da Escola Básica Diogo Bernardes, num total de 20 meninos e meninas com idades compreendidas entre 8 e 10 anos. A prova consistiu num circuito gímnico e numa figura acrobática, com equipas de 4 elementos.
Na assistência, estiveram presentes encarregados de educação e alunos do primeiro ciclo que apoiaram os seus colegas.
Agradecemos a colaboração da aluna Maria Lobo, pela sua arbitragem da prova, da qual se apuraram os três primeiros classificados:
Equipa Ouro: EB Crasto – Geovana; Matilde S.; Beatriz e Luísa
Equipa Prata: EB Diogo Bernardes – Maria João; Rodrigo; Luana e Joana
Equipa Bronze: EB Crasto – Rodrigo Silva; Sara; Mariana e Dinis
As professoras,
Ana Rita Santos e Mafalda Cardoso
Nunca mais para nenhum povo
Nunca mais para nenhum povo.
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e de todas as vítimas de todos os atentados aos Direitos Humanos.
27 de janeiro 2024
Conscientes de que é cada vez mais pertinente e oportuno fomentar a memória do Holocausto e promover a prevenção e o combate a todas as formas de discriminação, antissemitismo, xenofobia, racismo, homofobia e outras de desrespeito pela dignidade humana, a Escola Secundária de Ponte da Barca reitera o compromisso de promoção da Memória e do estudo do Holocausto, bem como da Educação para a Paz e para a Tolerância.
Entre os dias 27 de janeiro e 9 de fevereiro, estará patente no Bloco C a exposição: “Estrelas sem Céu. A Infância na Shoá”, produzida pelo Yad Vashem.
Partindo do passado doloroso que foi o Holocausto ou Shoá, pretende-se refletir sobre o presente angustiante que a todos deve inquietar.
A professora responsável
Maria José Gonçalves
Eleições para o Parlamento dos Jovens
Eleições para o Parlamento dos Jovens
Terminaram as votações, um êxito absoluto. Pela primeira vez na História do nosso Agrupamento, 5 listas apresentaram-se a concurso, 4 no Básico e 1 no Secundário.
Depois de uma disputada campanha eleitoral em que as listas utilizaram todos os expedientes ao seu dispor para fazer passar as suas ideias, os alunos puderam hoje, dia 26, concretizar o seu dever cívico,
Numa taxa de adesão de 71%, os votos ficaram assim distribuídos:
- Número de eleitores inscritos (Básico):268
- Número de votantes (Básico): 188
- Número de votos brancos: 1
- Número de votos nulos:8
- Lista D: 36 votos; 8 mandatos;
- Lista E: 22 votos; 4 mandatos
- Lista L: 76 votos; 10 mandatos;
- Lista R: 45 votos; 9 mandatos;
- Lista T (Secundário): 76 votos; 10 mandatos.
Relembra-se que os 31 deputados eleitos participarão num debate escolar na próxima quarta-feira, dia 31, pelas 14.30 horas na sala B6, onde escolherão os 3 deputados e o Projeto que representará o nosso Agrupamento na Sessão Distrital. A Sessão é aberta ao público. Compareçam!
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril: “LIBERDADE É…”
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril:
“LIBERDADE É…”
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Escola Secundária de Ponte da Barca assinalou o Dia Mundial da Liberdade (23 de janeiro) com uma reflexão sobre a Liberdade.
No início das atividades letivas, os alunos foram convidados a visualizar uma curta-metragem que explora o desafio da libertação das múltiplas amarras a que podemos estar sujeitos, seguindo-se um breve debate e o registo, numa tira de papel, de uma mensagem/ reflexão, dando continuidade à frase “Liberdade é....”.
Em termos genéricos, os trabalhos, que foram colocados numa tômbola, revelam uma apurada consciência cívica e uma noção muito clara dos direitos e deveres.
Entre as centenas de textos, há um que diz “não sei o que é”; alguns referem, de uma forma redundante, “Liberdade é… ser livre” ou, então, simplesmente, “poder fazer o que se quiser”; a maioria, porém, revela um bom nível de reflexão, com alusão a aspetos relevantes deste direito consagrado pelas sociedades democráticas.
Eis alguns exemplos dos textos que, entretanto, foram afixados num mural, à entrada do Bloco C da Secundária:
“Liberdade é… o direito de agir, pensar e expressar-se sem opressão ou discriminação”;
“Liberdade é… autonomia, autodeterminação, independência”;
“Liberdade é… como o vento, não podemos vê-la, mas podemos sentir a sua presença e o seu poder”;
“Liberdade é… responsabilidade”;
“Liberdade é… como o sol. É o bem maior do mundo!”;
“Liberdade é… essencial à dignidade humana, é um direito básico e uma pedra angular de uma sociedade feliz, autónoma e produtiva”;
“Liberdade é… ter a possibilidade de ser eu mesma, poder fazer escolhas e viver sem medo”;
“Liberdade é… um valor a que todos aspiramos, ainda que, no mundo que corre, não passe, cada vez mais, de uma aspiração inglória!?”;
“Liberdade é… um direito universal que concede ao homem a possibilidade de usar todas as suas capacidades para o bem de si e de todos”;
“Liberdade é… sermos nós próprios”;
“Liberdade é… é viver sem restrições”;
“Liberdade é… aproveitar a vida ao máximo, poder amar, escolher, opinar. Ser um homem que sabe cumprir tanto os direitos como os deveres”;
“Liberdade é… ter opinião própria, ter opção de escolha, decidir as minhas ações”;
“Liberdade é… felicidade”;
“Liberdade é… renegar a opressão. Rasgar as cordas que nos mantêm oprimidos. Ter uma voz própria. Ser feliz”;
“Liberdade é… um direito que devemos usar com responsabilidade”;
“Liberdade é… conquistarmos o que ainda não foi conquistado”.
Por esta amostra, é possível concluir que a comunidade discente da Secundária de Ponte da Barca tem plena consciência da importância desta conquista de Abril e da necessidade de se cultivar, permanentemente, o valor da Liberdade.
A iniciativa – que se integra num plano alargado de ações comemorativas da Revolução dos Cravos – partiu do Projeto Cultural de Escola, em articulação com a Biblioteca Escolar, e contou com a cooperação dos professores das diversas áreas disciplinares.
A Organização
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Por que é que comunicar é tão difícil?!"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Por que é que comunicar é tão difícil?!"