Educação Pré-escolar apresenta trabalhos do concurso de leitura
Educação Pré-escolar apresenta trabalhos do concurso de leitura
Os três trabalhos selecionados pela Educação Pré-escolar (EPE), no âmbito da edição deste ano do concurso de leitura, estiveram patentes ao público na Biblioteca da Escola Básica Diogo Bernardes.
São peças artísticas inspiradas na obra “Os Dentuças – A Patrulha do Bem”, de Joana Luísa Matos, desenvolvidas com grande criatividade pelos finalistas da EB Diogo Bernardes e pelas salas da EPE das EB de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios.
Trata-se do produto final de um longo processo em que, numa primeira fase, a Biblioteca Escolar proporcionou a cada uma das salas da EPE uma leitura expressiva da obra, assim procurando favorecer o gosto pelo mundo do maravilhoso, através do contacto com o livro e a leitura.
Seguiu-se “À Conversa com… Joana Luísa Matos”, uma sessão em que a pequenada teve oportunidade de conversar com a autora, que também é médica dentista.
Ao longo do encontro, num registo sempre muito próximo e interessante, a escritora ajudou os mais novos a reforçarem a autoconfiança e a ultrapassarem os seus múltiplos receios.
Fazendo apelo à imaginação e à riqueza sugestiva das ilustrações do livro, orientou ainda uma viagem fantástica com a Patrulha do Bem, ao encontro da Fada dos Dentes e dos duendes, com o objetivo de ajudar as crianças a vencer o monstro do medo e a consolidar comportamentos saudáveis, ao nível da higiene oral.
Os trabalhos selecionados vão receber o respetivo prémio, um cheque-livro patrocinado pela Câmara Municipal, por ocasião da Feira do Livro, que está agendada para a penúltima semana de maio.
A Organização
Dia da Ciência 2024
Dia da Ciência 2024
No dia 11 de abril de 2024, decorreram as atividades do Dia da Ciência, realizadas na Escola Secundária de Ponte da Barca e na Escola Básica Diogo Bernardes.
Realizou-se uma multiplicidade de atividades em laboratórios abertos de Física, Química, Biologia e Geologia, Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação e Robótica. As atividades interativas e experimentação, englobaram o jogo do 24, cozinha macromolecular, vulcanismo, jogos matemáticos, microscopia, gabinete médico, DiverFQ, exposição de trabalhos de alunos, feira de minerais, palestras, visualização de vídeos, robótica, Inteligência Artificial, Modelação 3D e Realidade Virtual. Também se realizou um peddypaper com recurso à aplicação MathCityMap com desafios de todas as disciplinas do Departamento e o jogo “Aqui há Ciência”.
A dinamizar a atividade estiveram os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, bem como o docente do grupo 530, Rui Gomes e os alunos do curso de Ciências e Tecnologias. A colaboração e participação dos alunos nesta atividade contribui para reforçar as áreas de competência do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Todos os objetivos foram plenamente atingidos, demonstrado no elevado interesse e curiosidade manifestados pelos alunos tendo, por isso, a atividade uma avaliação de excelente.
O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
Dramatização do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente
Dramatização do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente
No passado dia 12, os alunos do 9.º ano de escolaridade e do Curso Profissional de Comércio deslocaram-se ao auditório municipal, Santo António do Buraquinho, para assistir à dramatização do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.
A representação foi levada à cena pelo grupo de Teatro Movimento (In)Criativo, constituído, maioritariamente, por alunos do Agrupamento. Globalmente, o espetáculo traduziu-se numa mais-valia para os intervenientes, permitindo-lhes aprofundar e consolidar conhecimentos sobre o conteúdo programático, de uma forma original, motivadora e deveras enriquecedora, tanto pedagogicamente como na vertente da educação para uma cidadania ativa.
Mª Isabel Gonçalves.
Diogo Bernardes a caminhar
Diogo Bernardes a caminhar
Não metas água… a caminhar
Corria o dia vinte e um de março e o alvoroço matinal apresentava alunos do 2.º ciclo da Diogo Bernardes prontinhos para escalar, por montes e picadas, o percurso até Santa Rita.
Aproveitando as ideias subjacentes ao projeto “Não metas água!”, e tendo em atenção o Dia Mundial da Árvore e o equinócio da primavera, os Diretores de Turma do 2.º ciclo desafiaram os alunos a participarem numa caminhada.
Preparativos, burocracias, papeladas, ofícios, tudo se (en)caminhou para a concretização da atividade. Dava gosto ver a alegria dos alunos estampada no rosto, até porque não teriam aulas como habitualmente.
Partimos ordeiramente. Caminhamos calmamente. Falamos informalmente. Reforçamos a nossa alimentação. E pouco passava das onze horas, quando aportamos em Santa Rita. Era o fim da primeira etapa.
Seguiu-se a plantação de árvores, ato mais do que simbólico até porque tiveram direito a um nome. E que nomes?!
A hora do almoço já se aproximava. Mais umas atividades lúdicas, onde a música e a animação não faltaram, até porque importava preparar a tarde que se aproximava.
Pelas catorze e trinta, dissemos adeus a Santa Rita. Um percurso diferente, que exigia um pouco mais de esforço. Andamos, andamos…e, finalmente, chegamos ao ponto de partida. Cansados, exaustos, mas felizes!
Era o fim de mais um dia na escola, diferente, mas exigente. Que a mensagem tenha passado bem para todos: conservar a natureza, evitar a desflorestação e…não meter água!
Os DT 2C