As Janeiras em Crasto
As Janeiras em Crasto
Um ano mais e, mantendo a tradição, a Escola Básica de Crasto, com a sua teimosia calcorreou todos os lugares e recantos de algumas freguesias, a fim de Cantar as Janeiras.
Participaram na atividade, crianças/ alunos e respetivos docentes, auxiliares e ainda outros parceiros que com gosto a nós se associaram.
Foi notória a motivação e o envolvimento de todos. Articularam-se conteúdos programáticos com aspetos culturais e as crianças/ alunos vivenciaram tradições e costumes do meio local e partilharam momentos intergeracionais.
Desde já, muito obrigada. Prometemos manter viva a tradição!
Educadoras e Professores da EB de Crasto
Ler faz bem!
Ler faz bem!
A leitura é um exercício valioso para o cérebro e para a capacidade da nossa mente, mas é, sobretudo, um caminho que nos aproxima da compreensão do mundo e da nossa própria compreensão e nos ajuda a estruturar o pensamento, a exprimir adequadamente as nossas ideias e os nossos sentimentos, a olhar, com espírito crítico, o mundo e a vida.
A leitura é um alimento inesgotável para a imaginação e para a criatividade, uma porta que nos permite estar sempre acompanhados e nos oferece o horizonte infinito do sonho, do mundo possível que nos empurra à ação.
Ler faz bem! “Ler é saber +”! Quem o garante, desta vez, são oito alunos do 12.º ano, no âmbito do seu “Projeto de Leitura”, na disciplina de Português…
O Teorema de Katherine, de John Green
A estrutura da história é completamente única. Foi tudo pensado ao pormenor, as palavras encaixam umas com as outras na perfeição e o contexto como tudo aconteceu é absolutamente incrível.
Ana Isabel Pinheiro
Viver Depois de Ti, de Jojo Moyes
Este é um livro diferente. É um livro que não se lê quando se pretende saber mais ou saber coisas novas e diferentes. Mas, às vezes, é preciso um livro assim, que, mesmo não acrescentando nada ao que eu já sou e já tenho, me leva para longe, me faz refletir e olhar para a vida e para o seu valor, numa perspetiva diferente.
Inês Dias
Como Ser um Treinador de Excelência, de Alcino Rodrigues
O amor pelo Desporto, a paixão pelo Futebol, o gosto pela análise e pelo pormenor. Tudo isto leva-me a ter uma enorme vontade de querer aprender cada vez mais, para que um dia possa ensinar e deixar também a minha marca, não só na vida de vários atletas, como na história do desporto-rei.
A persistência é o caminho do êxito e o caminho faz-se caminhando.
João Fernando Cunha
Eleições para o Conselho Geral
Eleições para o Conselho Geral
Visto que vão decorrer eleições para o Conselho Geral, eleição de alunos, de pessoal não docente e de pessoal docente, publicamos o Regulamento e o Calendário do Processo Eleitoral, tal como as respetivas convocatórias. Estes documentos encontram-se, também, afixados em suporte papel nos locais de estilo na escola secundária.
Documentos:
- Regulamento e o Calendário do Processo Eleitoral
- Convocatórias para Eleição dos Representantes do pessoal Não Docente, dos Alunos e dos Docentes
“Só de vez em quando…”
“Só de vez em quando…”
No âmbito da Educação para Saúde, a companhia de teatro Usina dinamizou um teatro/ debate para os alunos do 9.º ano intitulado “Só de vez em quando….”.
Este teatro/ debate abordou a questão do tabagismo na adolescência e juventude. Os alunos foram convidados a subir ao palco, assumindo o papel de protagonistas, representando o que pensavam que seria a melhor forma de prevenir o problema do tabagismo.
Foi um teatro diferente, os alunos tiveram a oportunidade de expor e debater as suas ideias, de um modo interativo e dinâmico.
Sara Dias e Ricardo Gomes, 9.º ano
Alunos do 12.º ano aplaudem Fernando Pessoa
Alunos do 12.º ano aplaudem Fernando Pessoa
Os alunos do percurso regular do 12.º ano de escolaridade deslocaram-se ao cine-teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, para assistir uma interpretação teatral inspirada na obra de Fernando Pessoa.
O espetáculo esteve a cargo da associação artística “ETCetera”, que apresentou uma viagem pela poesia do ortónimo e dos heterónimos de Pessoa, nomeadamente, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, e ainda pelo “Livro do Desassossego” e pela “Mensagem”.
Ao explorar conteúdos programáticos da disciplina de Português no 12.º ano, a peça confrontou os alunos em termos de estudo e de aprendizagem, ao mesmo tempo que lhes proporcionou um momento de entretenimento:
Organizada pelo Grupo Disciplinar de Português, esta foi uma aula diferente, que se revelou ainda uma experiência muito enriquecedora sob o ponto de vista estético e artístico, fazendo com que os alunos apreciassem a riqueza comunicativa dos múltiplos códigos cénicos que os atores fizeram questão de exibir em palco, tais como adereços, movimento, som e voz.
A Organização