Alunos do 9.º ano vão ao teatro
Alunos do 9.º ano vão ao teatro
Os alunos do 9.º ano deslocaram-se a Braga para assistir à representação da peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.
A encenação decorreu no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e esteve a cargo da companhia de teatro “ContraPalco”.
A visita inseriu-se no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português e pretendeu ser mais um contributo para os discentes se inteirarem das características do teatro vicentino.
Durante a manhã, tiveram ainda oportunidade de percorrer algumas artérias do centro histórico da cidade de Braga.
Professora Rosa Maria Arezes
Primeiro encontro de atividades rítmicas e expressivas
Primeiro encontro de atividades rítmicas e expressivas
No dia 10 de fevereiro, realizou-se o primeiro encontro de atividades rítmicas e expressivas, em Viana do Castelo, onde se juntaram 3 escolas do distrito.
A nossa escola fez-se representar pelas alunas do grupo de desporto escolar desta modalidade, as quais dinamizaram uma das apresentações da manhã.
As participantes na atividade divertiram-se e irão continuar a desenvolver o seu trabalho para o próximo encontro, ao qual se juntarão mais duas alunas, árbitras da modalidade.
Professora Mafalda Cardoso
Conselho Geral - Listas definitivas de Candidatos
Conselho Geral - Listas definitivas de Candidatos
Publicam-se as listas definitivas de candidatos ao Conselho Geral do Pessoal Docente e do Pessoal Não Docente.
- Lista de Candidatos do Pessoal Docente (Lista A)
- Lista de Candidatos do Pessoal Não Docente (Lista A)
- Lista de Candidatos do Pessoal Não Docente (Lista B)
Trabalhar a Literacia da Informação
Trabalhar a Literacia da Informação
Em articulação com os docentes de Apoio ao Estudo (5.º ano) e de Português e OFC (7.º ano), a Biblioteca Escolar desenvolveu um trabalho com todas as turmas dos 5.º e 7.º anos de escolaridade, centrado na formação de utilizadores e na promoção da literacia da informação.
A atividade foi de encontro ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) e aos conteúdos da disciplina de Português, nomeadamente, os relacionados com a pesquisa, seleção, recolha e tratamento de informação.
Numa primeira fase, o coordenador da BE/CRE dinamizou uma interação centrada nas várias etapas de elaboração de um trabalho científico, seguindo o modelo “The Big 6”: definição da tarefa (escolha do tema); estratégias de pesquisa; localização e acesso; utilização e tratamento da informação; síntese – como organizar a comunicação; e avaliação. Particular destaque mereceu o capítulo do tratamento da informação, evitando o plágio, e ainda a questão das citações e das referências e como fazer uma pesquisa fiável na internet.
Os alunos desenvolveram, depois, um trabalho prático de aplicação dos conteúdos acima referidos: pesquisa em suporte livro e em suporte digital, seleção orientada de informação e localização de fundo documental de acordo com as indicações fornecidas (CDU).
Os alunos do 5.º ano elaboraram uma biobibliografia de Diogo Bernardes, tendo em conta o tema abrangente do PAFC (História Local), enquanto os do 7.º ano desenvolveram idêntica atividade, mas centrada em Sophia de Mello Breyner Andresen, autora de “O Cavaleiro da Dinamarca”, obra que estava a ser estudada na disciplina de Português.
Este foi um trabalho muito produtivo, que a maioria dos alunos considerou de interesse elevado.
Biblioteca Escolar
Janeiras fomos cantar
Janeiras fomos cantar
Somos alunos do quarto ano,
Janeiras fomos cantar.
Com algum interesse,
mas muita amizade,
um bom ano fomos desejar.
A todos os que nos receberam
e um contributo quiseram dar,
o nosso muito obrigado
aqui viemos deixar.
Para o ano outros voltarão,
cumprindo a tradição.
Que Deus nos dê um bom ano
a todos, sem exceção.
Escola Básica Diogo Bernardes
Alunos do 4.º ano