Desfile de Carnaval
Desfile de Carnaval
Decorreu no passado dia 24 de fevereiro o desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. Os alunos, professores e funcionários, devidamente mascarados, percorreram um percurso pelas ruas da vila, perante o olhar atento de muitas centenas de pessoas. Foi um momento diferente, vivido com muita alegria por todos os participantes.
O Carnaval é uma festa popular, celebrada de forma diferente em vários países do mundo. Ao tentar compreender o seu significado, podemos aprender muito sobre a nossa história e cultura e sobre a de outros povos. Desde de sempre, o Carnaval constitui uma forma de expressão em constante evolução, que nos liga ao nosso passado e mostra muito sobre a forma como cada aldeia, cada vila, cada cidade interage com o ambiente em que se integra.
Perante o colorido desfile, cujo tema este ano foi “Povos e raças do mundo”, poucos ficam indiferentes à alegria contagiante das crianças que, por altura do desfile de Carnaval, tomam conta das ruas de Ponte da Barca para festejar o Entrudo.
O desfile de Carnaval é uma atividade realizada anualmente, dinamizado pelo Grupo Disciplinar de Educação Visual e Tecnológica, em colaboração estreita com os Departamentos da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo e a Câmara Municipal de Ponte da Barca.
O objetivo principal desta iniciativa é abordar temáticas educativas importantes na formação das nossas crianças, aproveitando os festejos e a confeção dos adereços para o desenvolvimento de diferentes aprendizagens.
O Grupo de Educação Visual e Tecnológica
800 alunos praticam o Inglês com teatro Cleverpants
800 alunos praticam o Inglês com teatro Cleverpants
No passado dia 7 de março, o grupo disciplinar de Inglês voltou a dinamizar a vinda da da Companhia de Teatro Cleverpants ao nosso Agrupamento de Escolas.
Foram cerca de 800 alunos, dos vários anos de escolaridade, que tiveram a oportunidade de assistir a quatro representações teatrais.
Foram encenadas as peças Tall Tales para a audiência mais jovem (3.º e 4.º anos); Danny Daydream para os alunos do 2.º ciclo; What’s up Romeo para os 7.º e 8.º anos e Pride and Prejudice para os alunos dos 9.º, 10.º, 11.º anos.
Foi com muito agrado que as docentes responsáveis pela atividade constataram que, mais uma vez, os alunos de todas as turmas revelaram uma excelente postura, interagindo sempre com muito entusiasmo e conseguindo demonstrar os seus conhecimentos de Inglês.
Foi também com muita alegria que escutamos as palavras de apreço dos alunos, que afirmaram ter sido uma experiência fantástica.
Os objetivos da atividade foram inteiramente atingidos, não só pela capacidade de mobilização dos intervenientes nos diferentes espetáculos, mas também pelo facto de se ter voltado a proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar a língua inglesa em situações alternativas e reais de comunicação, transportando a aprendizagem para fora da sala de aula.
O Grupo de Inglês
Alunos do 5.º ano revisitam a História Local
Alunos do 5.º ano revisitam a História Local
Numa iniciativa da disciplina de Oferta Curricular Complementar do Agrupamento (OCC), os alunos do 5.º ano participaram numa sessão sobre História local, dinamizada pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.
Esta atividade, integrada no âmbito da unidade curricular de “História e Cultura Local”, proporcionou a cada uma das cinco turmas do 5.º ano uma viagem no tempo, centrada na temática “Origem de Ponte da Barca, terra natal de Diogo Bernardes”.
Sob a orientação do professor Luís Arezes, coordenador da equipa da Biblioteca Escolar, os alunos recuaram com grande interesse e curiosidade aos séculos medievais dos peregrinos de Santiago de Compostela e da travessia do rio Lima na “Barca” e, posteriormente, na “Ponte da Barca”, bem como a outros factos e personagens ligados a este concelho.
Particular atenção mereceu o glorioso mês de outubro de 1386, quando Ponte da Barca foi “Capital do Reino”, com D. João I e a sua numerosa comitiva de cerca de dois mil homens aqui acampados, durante 23 dias.
Os primórdios da Terra da Nóbrega, sob a proteção da fortaleza com o mesmo nome, o castelo de Lindoso e os mosteiros românicos de Bravães, S. Martinho de Crasto e Vila Nova de Muía constituíram outras etapas desta viagem que, num segundo momento, acompanhou o percurso de vida de Diogo Bernardes.
Falar do “Poeta do Lima”, que é hoje o patrono da Escola Básica de Ponte da Barca, fascinou os alunos, com os momentos de glória da sua existência, mas também com os períodos negros que conseguiu vencer.
Entre estes, destaque para a batalha de Alcácer Quibir, no dia 4 de agosto de 1578, onde o poeta se encontrava para cantar a grandeza da sonhada vitória que, afinal, redundaria numa profunda tragédia.
Volvidos mais de quatro séculos, os alunos do 5.º ano aperceberam-se ainda das marcas da presença de Diogo Bernardes na sua terra natal, seja na rua com o seu nome, seja no Jardim dos Poetas, seja na Universidade Sénior e na Escola Básica.
Com esta atividade centrada na História e Cultura Local, dinamizada pelo coordenador da BE/CRE, Professor Luís Arezes, procurou-se desenvolver conhecimentos e reforçar a identidade e o sentido de pertença dos alunos a uma comunidade concreta, aprofundando a sua autoestima e a convicção de que só podemos amar aquilo que conhecemos.
Professor Paulo Castro,
Coordenador da Oferta Curricular Complementar
Aponta o dedo ao Bullying
Aponta o dedo ao Bullying
Nos dias 2 e 3 de março, no Agrupamento de Escolas da Ponte da Barca, realizaram-se ações de sensibilização dirigidas aos alunos dos 5.º e 7.º anos de escolaridade sobre o fenómeno do bullying – conceito, diferentes formas, consequências para a vítima e agressor/a e estratégias de proteção –, tendo como objetivo potenciar um clima escolar de segurança e de respeito, fomentando o reconhecimento, rejeição e denúncia de situações de violência e promovendo a assertividade e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis.
A palestra foi promovida pelo Serviço de Psicologia e Orientação e dinamizada por técnicas da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que adoptaram uma dinâmica interativa, na qual os alunos participaram entusiasmadamente, nomeadamente no que concerne à identificação de diversos tipos de violência, à diferenciação de factos e mitos, à caracterização da vítima e do/a agressor/a e à abordagem das consequências da experiência de vitimação e perpetração.
No final da palestra, foram apresentados os vídeos produzidos pelos alunos do 7.º ano de escolaridade que contaram com a colaboração técnica de alguns alunos do Curso Profissional de Multimédia. Nos vídeos supracitados, os alunos foram atores e figurantes, sendo todo o guião da sua autoria, bem como a mensagem proativa deixada por cada turma.
APONTA O DEDO AO BULLYING foi o mote lançado aos alunos para os motivar e sensibilizar para esta temática que viola o bem-estar e prejudica o desenvolvimento das crianças e jovens.
“A violência não é uma coisa que acontece e sobre a qual não possamos fazer nada. Pode ser prevenida.”
Adriana Cerqueira (Psicóloga Estagiária)
Margarida Soares (Psicóloga)
Megasprinter
Megasprinter
Na manhã do último dia de aulas, antes da pausa letiva do Carnaval, decorreu mais um torneio de fase de apuramento a nível de escola para as provas distritais do Megasprinter, com 189 participantes.
Para este torneio foram apurados, intraturmas, os melhores alunos das modalidades de salto em comprimento, velocidade, lançamento do peso e corrida de resistência.
As condições climatéricas ajudaram na consecução dos objetivos dos participantes que se esforçaram para alcançar os primeiros lugares.
Esta atividade teve a presença de alguns alunos que se dirigiram ao local das provas para apoiar os colegas.
Os primeiros classificados em cada modalidade são os seguintes:
Professora Mafalda Cardoso