Ponte da Barca recebe Concurso Nacional de Leitura
Ponte da Barca recebe Concurso Nacional de Leitura
Ponte da Barca recebe, esta terça-feira, a fase distrital da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Mais de uma centena de estudantes do 3.º Ciclo e do Secundário vêm até Ponte da Barca, na esperança de que o júri – de que faz parte a escritora Ana Saldanha – lhes atribua o passaporte para representar o distrito de Viana do Castelo na final nacional.
No período da manhã, os participantes realizam uma prova escrita em que são chamados a mostrar a sua qualidade de leitores de duas obras apresentadas a concurso, seguindo-se uma visita guiada pelo centro histórico de Ponte da Barca e o almoço na zona ribeirinha.
A partir das 14 horas, acontece a finalíssima, no auditório da EPRALIMA, com a participação dos cinco melhores concorrentes em cada um dos escalões.
Em formato de espetáculo, apresentado por Jorge Serafim, o programa inclui a participação do grupo de ginástica acrobática do Agrupamento de Escolas e também um momento musical com Miguel Fernandes e o projeto “Pessoas de Fernando”.
Nesta fase, os participantes realizam uma prova de conhecimento das obras a concurso, fazem um exercício de leitura em público e apresentam uma comunicação de carácter argumentativo.
À semelhança do que acontece desde a primeira hora, a Escola Secundária de Ponte da Barca participa no concurso, com Inês Rêgo, Rita Ribeiro e Jéssica Calheiros (3.º Ciclo), e Marta Ribeiro, Filipa Zamith Lopes e Cristina Azevedo (Secundário).
A organização do certame é da responsabilidade da Biblioteca Municipal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas.
Prof. Luís Arezes (Biblioteca Escolar)
A preparar o futuro! Escolhe, explora e decide!
A preparar o futuro!
Escolhe, explora e decide!
No dia 21 de abril de 2017, os alunos do ensino secundário, que frequentam os 11.º e 12.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos, participaram na 15.ª Mostra da Universidade do Porto, realizada no Pavilhão Rosa Mota.
O referido evento, dirigido, fundamentalmente, ao público pré-universitário, constituiu uma janela aberta à descoberta e ao conhecimento das diferentes áreas de atuação e de investigação da Universidade.
A Universidade do Porto integra catorze faculdades – Arquitetura, Belas Artes, Biomédicas, Ciências, Desporto, Direito, Economia, Farmácia, Engenharia, Letras, Medicina, Medicina Dentária, Nutrição, Psicologia e Ciências da Educação –, uma escola de negócios (Porto Business School) e vários dos mais importantes centros de investigação nacionais. Assim, os alunos tiveram oportunidade de recolher informações sobre o plano de estudos, organização curricular e saídas profissionais dos mais de 50 cursos, num espaço de diálogo com os docentes, investigadores, técnicos e estudantes universitários.
Os alunos que frequentam o 12.º ano de escolaridade tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre o acesso ao ensino superior, dinamizada por técnicos da Direção-Geral do Ensino Superior.
O almoço decorreu no espaço exterior do Pavilhão Rosa Mota, em forma de piquenique, tendo contribuído para o fortalecimento das relações interpessoais.
A visita de estudo à Universidade do Porto foi promovida pelo Serviço de Psicologia e Orientação e contou com a colaboração dos professores. Esta iniciativa teve como objetivos contribuir para uma decisão vocacional mais informada e consciente, estimular a vontade de continuar os estudos no ensino superior e promover o gosto pelo conhecimento.
Margarida Soares (Psicóloga)
O Mundo é ainda de contrastes!...
O Mundo é ainda de contrastes!...
Tendemos para o equilíbrio; porém, nos dias de hoje, as diferenças têm uma afirmação cada vez mais vincada.
Assim o verificamos na disciplina de Geografia, através da produção de vídeos ilustrativos do tema, nos domínios mais variados, com os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos, com o agravante destes tenderem a desvalorizar todos os benefícios de que usufruem!
Com estes trabalhos, os alunos da turma E do 9.º ano mostraram sensibilidade para a realidade contrastante em que se vive e fizeram questão de lhes dar voz, convictos da necessidade de mudança.
Geografia, 9.º E
Matrículas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ano do 1.º Ciclo (Ano Letivo 2017/2018)
Matrículas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ano do 1.º Ciclo
Ano Letivo 2017/2018
O período para a realização das matrículas da Educação Pré-Escolar e 1º Ano do Ensino Básico decorre entre o dia 15 de abril e o dia 15 de junho de 2017, conforme o Despacho Normativo n.º 7-B/2015 de 7 de maio.
Educação Pré-Escolar
A frequência da educação pré-escolar é facultativa e destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no 1.º ciclo do ensino básico. (art.º 3.º, n.º 2 do Despacho Normativo 7-B/2015).
A matrícula de crianças, na educação pré-escolar, que completem 3 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro é aceite, a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 9.º do presente despacho. (art.º 4.º, n.º 4 do Despacho Normativo 7-B/2015)
A renovação de matrícula no pré-escolar deve ser efetuada na secretaria mediante a entrega de declaração em como o Encarregado de Educação se responsabiliza pela frequência e assiduidade do seu educando. (art.º 8, n.º 3 do Despacho Normativo 7-B/2015)
1.º Ano, 1.º Ciclo
A matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico é obrigatória para as crianças que completem 6 anos de idade até 15 de setembro. As crianças que completem os 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico, se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas no n.º 1 do artigo 10.º do presente despacho. (art.º 4.º, n.º 6 e 7 do Despacho Normativo 7-B/2015)
2.º, 3.º e 4.º Anos, 1.º Ciclo
A renovação de matrícula dos alunos destes anos de escolaridade é feita automaticamente, sendo feitos os ajustamentos necessários.
Legislação
Consulte:
- Despacho Normativo 7-B/2015 de 7 de maio
- Despacho Normativo 1-H/2016 de 14 de abril
- Despacho Normativo 1-B/2017 de 17 de abril
Aviso de Matrículas
Informações - matrículas Pré-escolar e 1º ano
Impressos
- Pré-Escolar:
- Ficha Atualização de Dados
- Ficha de Inscrição Pré-Escolar (à venda na Papelaria da Escola Sede)
- Requerimento matrículas condicionais
- Primeiro Ciclo:
- Ficha Atualização de Dados
- Requerimento matriculas condicionais-1º Ano
- Ficha de matrícula no 1º Ano, 1º Ciclo (à venda na Papelaria da Escola Sede)
- Declaração de delegação de competências Enc. de Educação (Anexo A, Anexo A-1)
- Renovação de matrícula - Pré-Escolar:
- Ficha Atualização de Dados
- Declaração de delegação de competências Enc. de Educação (Anexo A, Anexo A-1)
Nota
Caso os alunos pretendam permanecer no jardim de infância depois das 15:30 horas ou antes das 09:00 horas, deverão apresentar a declaração de IRS 2016, bem como declaração emitida pela entidade patronal com o horário laboral dos pais.
Workshop “Inspire your teacher”/Inspira o Teu Professor
Workshop “Inspire your teacher”/Inspira o Teu Professor
No dia quatro de abril, os alunos do 11.º B tiveram a oportunidade de trabalhar num workshop denominado “Inspire your teacher”.
Contrariamente ao que é habitual, em que os professores inspiram os alunos, o projeto passa por mobilizar estes para que possam incentivar os docentes.
A primeira parte desta atividade consistia na partilha de testemunhos sobre pessoas que influenciavam a nossa vida, que nos inspiravam. Nessa linha, e numa tentativa de criar alguma proximidade com os alunos, a formadora relatou-nos episódios da sua vida que retratavam pormenorizadamente em que consistia o ato de inspirar alguém.
Foi-nos então lançado o desafio de pormos em prática todas as ideias anteriormente referidas, elaborando um trabalho que será entregue a um professor que esteja a passar por um momento pior da sua carreira profissional. Aceitámo-lo com enorme prazer, mesmo sabendo da enorme responsabilidade que tal missão implicava. Procurámos, portanto, fazer por merecer a honra de tão digno trabalho, o de fazer alguém feliz novamente. Com muito dinamismo e cooperação, as ideias debatidas foram postas em prática com a colaboração de todos os elementos envolvidos, chegando ao tão desejado resultado.
Foi, deveras, uma experiência enriquecedora, a qual desejamos partilhar com os nossos colegas da escola, a fim de sensibilizar a comunidade escolar para um problema que infelizmente é bastante comum, a falta de reconhecimento do profissionalismo dos nossos excelentes professores.
Alunos do 11.º B