Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) motivou um conjunto de atividades que mobilizou a comunidade escolar do Agrupamento.
No polo 2 da Escola-sede, esteve patente ao público, na cantina, uma exposição de marcadores, alusivos a diversos frutos, suas propriedades e benefícios. Estes marcadores surgiram na sequência de uma investigação, realizada pelos alunos dos 5.º e 6.º anos, sob a coordenação do Grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais).
No período da manhã, o GPS (Grupo de Promoção da Saúde) dinamizou atividades com os alunos do 6.º ano, divididos em quatro equipas: Pedipaper, “Uma Ementa Saudável”, atividade física e composições subordinadas ao tema “Uma Alimentação Saudável”.
O envolvimento e entusiasmo das diferentes equipas foram elevados, permitindo o alargamento dos saberes dos alunos e a consciencialização da importância de uma alimentação saudável. A equipa “Laranja” (6.º F) foi a vencedora, embora o empenho que todos colocaram na sua concretização tenha sido muito positivo.
Outra atividade muito produtiva teve a ver com o colóquio sobre hábitos alimentares saudáveis que a nutricionista Susana Quintas e a Enfermeira Alexandrina Rodrigues, do GPS, dinamizaram com encarregados de educação de alunos do Pré-escolar do Agrupamento. Esta sessão aconteceu no âmbito do projeto PASSE que, desde há alguns anos, tem vindo a ser desenvolvido.
Ainda à tarde, os alunos do CAS – Clube dos Amigos Solidários e a professora Gabriela Menezes leram histórias alusivas à fruta, para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A jornada do Dia Mundial da Alimentação envolveu todos os alunos do polo 2, que trouxeram fruta para a Escola, com a qual foi confecionada uma roda dos alimentos e uma saborosa salada de fruta que conquistou muitos fãs.
O Centro Escolar de Crasto trabalhou, de igual modo, a temática ao longo da semana, com o objetivo de incentivar os alunos ao consumo diário de fruta e legumes, bem como para a adoção de hábitos de vida saudáveis, promotores de saúde e bem-estar.
No Pré-escolar, explorou-se a roda dos alimentos de diversas formas, desde histórias, pintura, recorte, colagem e finalmente a construção da mesma, com vista à participação no concurso promovido pela Mimosa – “Crescer Saudável”. Caminhando sempre de encontro aos interesses das crianças, confecionaram-se multicoloridas pizas de fruta, que logo pela sua apresentação agradaram a miúdos e graúdos.
Em articulação com o 1.º Ciclo e a professora das AEC, ergueu-se uma gigante pirâmide alimentar, muito elucidativa sobre as diferentes quantidades de alimentos que nela constam e as quantidades/porções aconselhadas.
No Dia Mundial da Alimentação, puseram mãos à obra e todos juntos confecionaram deliciosas e coloridas espetadas de fruta. De uma forma divertida e transversal, foram exploradas competências e conteúdos.
Foi, sem dúvida alguma, uma semana bastante enriquecedora para todos os intervenientes e os alunos ficaram, certamente, mais elucidados e ricos nos seus conhecimentos.
Grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais),
GPS (Grupo de Promoção da Saúde) e Docentes do CE de Crasto
“Árvore dos Desejos” do Centro Escolar de Crasto
“Árvore dos Desejos” do Centro Escolar de Crasto
Trabalhar em articulação com as famílias vem sendo um hábito deste Centro Escolar, ao longo dos anos. Dando seguimento a esta prática, foi laçado um desafio aos alunos e encarregados de educação: “Que desejo gostarias de ver realizado durante este ano letivo?”
Através desta actividade, foram partilhados sonhos, estabelecidos objetivos pessoais, conhecidos desejos e anseios.
Cada aluno/ encarregado de educação escreveu o(s) seu(s) desejo(s) na "folha da árvore" e colocou-a na “Árvore dos Desejos”.
No final do ano letivo, será feita uma avaliação da concretização ou não destes objetivos.
Obrigada a todos por esta linda “Árvore dos Desejos” – prometemos ajudar a realizar todos os desejos e a superar as expectativas.
Docentes do CE de Crasto
Ensino da Música - Informação aos Pais e Encarregados de Educação
Ensino da Música - Informação aos Pais e Encarregados de Educação
O Agrupamento de Escolas de Ponte de Barca, mediante protocolo com a Câmara Municipal de Ponte da Barca e com a Academia de Música de Vila Verde, vem informar os encarregados de Educação que oferece o ensino da música em regime livre* no 5.º ano aos alunos que frequentaram com aprovação o 4.º ano de escolaridade e que realizaram as provas de seleção no dia 22 de julho, na Academia de Música de Vila Verde.
Será dada continuidade no 6.º ano aos alunos que frequentaram o de ensino da música no 5.º ano.
Os alunos que frequentaram o 6.º ano de ensino da música e que transitaram para o 7.º ano de escolaridade deverão inscrever-se na Casa da Cultura da Câmara Municipal.
As aulas decorrerão na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca e / ou na Casa da Cultura de Ponte da Barca.
Para mais informações e operacionalização desta modalidade de ensino no ano letivo de 2015/2016, convocam-se os encarregados de educação dos alunos que se inscreveram no ensino da música para uma reunião a realizar no dia 2 de outubro, às 17:45 horas, no Auditório do Polo 1.
* Até ao momento não foi possível criar as condições para iniciar no 5.º ano, uma turma de ensino especializado em música em regime articulado.
O Diretor
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Metodologias de Estudo
Metodologias de Estudo
A Biblioteca Escolar acaba de desenvolver sessões sobre metodologias de estudo com cada uma das seis turmas do 9.º ano de escolaridade (percurso regular).
O trabalho, promovido em articulação com as docentes de Português, teve como objetivo “educar para a autonomia e para o espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de trabalho” (Projeto Educativo), e apoiar os utilizadores no estudo autónomo, acompanhando-os na consolidação de competências e de hábitos de trabalho, baseados na consulta, tratamento e produção da informação.
Foi uma oportunidade para analisar/refletir sobre uma série de situações a evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o trabalho mais rentável, potenciando a autonomia.
A importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer, e a necessidade de criar rotinas de estudo, com um horário mais ou menos exigente, foram outros aspetos explorados, assim como um conjunto de princípios/recomendações práticos para tornar o estudo mais produtivo e como consultar um dicionário e uma enciclopédia, como explorar um índice remissivo e como elaborar um trabalho.
No final, foi distribuída a cada participante uma brochura intitulada “Metodologia de Estudo”, da autoria do Prof. Luís Arezes, que apresenta seis etapas para um método de estudo e elenca 26 normas para o trabalho individual.
As sessões revelaram-se muito produtivas, despertando nos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
Divulga-se aqui o tutorial utilizado na dinamização da atividade, um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de educação que se vem juntar a outros já anteriormente disponibilizados na página web do Agrupamento (“Documentos”) e no blogue da Biblioteca Escolar (página “Materiais de Apoio”).
Biblioteca Escolar
Contratação de Escola 2015/2016 - Lista de Ordenação Final de Candidatos - Técnico Especializado (Multimédia)
Contratação de Escola 2015/2016 - Técnico Especializado (Multimédia)
(Decreto‐Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2015/2016.
Horário n.º 3 – Técnico Especializado para o Curso Profissional de Técnico de Multimédia e Curso Vocacional de 3.º ciclo - Fotografia – 13 horas |