Desporto Escolar 2015-2016 - Equipas de Orientação
Desporto Escolar 2015-2016 - Equipas de Orientação
Da esquerda para a direita: Raquel Costa, Alba Dantas, Luísa Fernandes, Luna Dantas, Marta Almeida, Kátia Gomes, Diana Gomes, Ricardo Reis, José Babo, Lígia Freitas, Elsa Peixoto, Vítor Dias, Joana Veloso, Mariana Brito, Leonardo Costa, Mariana Domingues, Marco Oliveira, Eduardo Fernandes, Sara Freitas, Maria Gusmão, Delfina Silva.
Realizaram-se, no passado dia 27 de fevereiro, em Cabroelo - Penafiel, as 3.ª e 4.ª etapas do Campeonato Regional de Orientação.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca esteve representado por 21 atletas, divididos pelos escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis.
Tendo participado 425 alunos em cada uma das etapas, é com satisfação que registamos os excelentes resultados obtidos pelas nossas equipas, destacando-se entre estes os seguintes alunos classificados no TOP 10:
3.ª ETAPA (MANHÃ):
Infantil A Feminino:
2.º Lugar - Mariana Lopes Brito, 5.º A;
Infantil A Masculino:
9.º Lugar – Ricardo Reis, 5.º D;
Iniciados Feminino:
7.º Lugar - Kátia Gomes, 8.º E;
4.ª ETAPA (TARDE):
Infantil A Feminino:
1.º Lugar - Mariana Lopes Brito, 5.º A;
Iniciados Feminino:
9.º Lugar - Kátia Gomes, 8.º E;
Juvenis Feminino:
10.º Lugar – Delfina Silva, 12.º A;
Parabéns a todos os atletas de Orientação desta Escola pela sua participação!
As próximas etapas realizar-se-ão em Vila do Conde, no próximo dia 16 de abril.
Pratica Desporto!
Participa no Clube de Orientação!
Prof. Filipe Rego
Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento
Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento
Imagem: http://www.oceanario.pt/educacao/vaivem-oceanario
Convocatória n.º 58 - Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento (1 a 4 de março)
O Vaivém Oceanário é um projeto gratuito de Educação Ambiental em Movimento do Oceanário de Lisboa e pretende sensibilizar, não só as escolas, como toda a população para a necessidade de conservar os Oceanos através da alteração dos nossos comportamentos e atitudes perante o meio ambiente.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca aderiu a este projeto de educação ambiental e as visitas destinadas às Escolas decorrerão de 1 a 4 de março, de acordo com o cronograma em anexo.
Os professores deverão fazer a chamada na sala de aula e acompanhar os alunos à atividade, que se realizará na Praça Fernão de Magalhães.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
O 11º foi ao teatro!
O 11º foi ao teatro!
Decorreu no passado dia 16 de fevereiro uma visita de estudo dos alunos do décimo primeiro ano, no âmbito da disciplina de português, com o objetivo de motivar os alunos para a leitura integral de “Os Maias”, de Eça de Queirós, e contactar com o universo da representação teatral.
Os alunos assistiram à peça no Cineteatro Garrett, na Póvoa de Varzim. A companhia responsável por esta apresentação, ETCetera Teatro, tem vindo a desenvolver novos projetos e tem-se mostrado empenhada em relacionar a obra com a realidade dos jovens de hoje em dia.
Desta forma, foi possível aos alunos estimular a sua criatividade, imaginação, iniciativa e espírito crítico. Para além disto, os discentes não só se mostraram interessados, tendo interagido com os atores, como também participaram na parte inicial da peça.
Os alunos do 11º A
Visita de Estudo (9.º Ano) - “Pela Tolerância/Contra a Indiferença”
Visita de Estudo – 9.º Ano
“Pela Tolerância/Contra a Indiferença”
“Dia 11 de fevereiro, no âmbito das disciplinas de História e de Educação Religiosa e Moral Católica, os alunos do 9.º ano realizaram uma visita de estudo à cidade do Porto.
O programa abrangeu experiências como a visita à Sinagoga Kadoorie, a maior na Península Ibérica, e a ida ao Museu da Imprensa, com visualização de diversas exposições (destaque para “Auschwitz: marca (s) de uma herança 70 anos depois”) e manuseamento do espólio de impressoras.
Na minha opinião, esta foi, até à data, uma das atividades mais enriquecedoras e gratificantes do corrente ano letivo, como se comprova pela notória satisfação da maioria dos participantes.”
Relatório da Visita de Estudo de Sara Arezes, nº 19, 9ºC
“ (…) Na minha opinião, esta visita de Estudo foi muito enriquecedora pois pude aprender um pouco mais sobre outra religião, o Judaísmo, e pude ainda ficar a conhecer e aprender como funcionava a imprensa antigamente. Pude ainda ver fotos e ler testemunhos de pessoas que passaram pelo horror do Holocausto e conviver com os meus colegas e professores.
Esta visita de estudo foi espetacular!”
Excerto do relatório da Visita de Estudo de Carolina Gomes, nº1, 9ºA
“ (…) Foi uma experiência enriquecedora e interessante que nos ajudou a nós, alunos, a compreender e conhecer, ainda melhor, períodos de inovação, conflito e desenvolvimento da Humanidade.”
Excerto do relatório da Visita de Estudo de Carolina Fernandes, nº7, 9ºC
“ (…) Em suma, acho que foi uma Visita agradável, que abriu a cultura escolar à cultura nacional fomentando valores de entreajuda, tolerância e partilha e que nos sensibilizou para os horrores do passado.”
Excerto do relatório da Visita de Estudo de Beatriz Barros, nº 4, 9ºA
Os professores
Maria José Gonçalves
António João Guerra
Alunos do 6.º ano aprendem Primeiros Socorros
Alunos do 6.º ano aprendem Primeiros Socorros
Os alunos das do 6.º ano desenvolvem, ao longo deste 2.º período letivo, no âmbito da Oferta Curricular Complementar de Agrupamento, um conjunto de atividades de aprendizagem de Primeiros Socorros, em articulação com a UCC do Centro de Saúde de Ponte da Barca.
No âmbito da unidade curricular de “Noções de Primeiros Socorros”, esta parceria com o Centro de Saúde de Ponte da Barca proporcionou, a cada uma das seis turmas do 6.º ano, oportunidade de conhecer diferentes situações de acidente (e emergência) e correspondentes comportamentos de primeira intervenção de socorro que podem ser prestados às vítimas.
Sob a orientação do professor Paulo Castro, coordenador da Oferta Curricular Complementar de Agrupamento, e da Enfermeira Alexandrina, da UCC do Centro de Saúde de Ponte da Barca, os alunos participaram, com grande interesse e curiosidade, num momento singular de aprendizagem que lhes permitiu conhecer diferentes situações de acidente e as respostas adequadas, com os conhecimentos acrescidos, e explicitação, de um qualificado profissional de saúde.
Com esta atividade, centrada nas questões do acidente e primeira intervenção de socorro (nomeadamente, as de âmbito escolar e nas respostas que podem ser implementadas), procurou-se despertar nos alunos o interesse e o sentido de compromisso para com esta temática, tendo em vista um maior conhecimento de diferentes situações de acidente e socorro, contribuindo assim para o enriquecimento do currículo e desenvolvimento de aprendizagens significativas.
Professor Paulo Castro