Ler é Saber +
Ler é Saber +
Dando continuidade à iniciativa “Ler é Saber +”, sete alunos dos 8.º C, D e E partilham as suas experiências de leitura levadas a cabo ao longo do 2.º período.
São depoimentos sobre outros tantos livros trabalhados no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sob a orientação da docente de Português, Professora Fátima Marques.
A avaliar pelo que afirmam, numa coisa estão de acordo: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer” (Carlos Drummond de Andrade). E uma ferramenta preciosa que ajuda a estruturar o pensamento, alarga horizontes, forma cidadãos.
Venham daí mais depoimentos para partilhar…
Biblioteca Escolar
O Rapaz do Caixote de Madeira, de Leon Leyson, Marilyn Harran e Elizabeth Leyson
“Este livro conta-nos a história de Leon Leyson, um rapaz judeu, e da sua família.
Durante a 2.ª Guerra Mundial, a Polónia foi invadida pelos nazis; então, Leon, com apenas com 10 anos, e a sua família, foram obrigados a deslocar-se para o gueto de Cracóvia, local onde viviam os judeus.
Antes da invasão nazi, Leon era considerado uma criança normal, com uma infância feliz. Porém, a guerra veio alterar profundamente a vida do rapaz que acabou por ser separado da família e foi confrontado com situações demasiado complicadas para a sua ainda tenra idade.
Alice Moutinho, 8.º C
Gangues, de Robert Muchamore
É a história de um rapaz de 8 anos, Dante, que vê a sua família ser assassinada por quem menos esperava. Depois de ele e a irmã bebé escaparem à chacina, entram para a Cherub (serviços secretos). Com 13 anos, Dante vai participar de uma missão com os irmãos Adams onde vai poder vingar a morte da sua família. Nem tudo se passa como ele esperava e o mau da fita, cabecilha de um grupo de motards, escapa mais uma vez, mas James, amigo de missão de Dante, irá, no volume seguinte, ter a oportunidade de fazer justiça.
Aconselho esta obra aos meus amigos, uma vez que as personagens são adolescentes envolvidos em missões que adultos não conseguem resolver. Aborda temas interessantes, tais como um novo conceito de família (estas crianças perderam as suas famílias, mas encontraram uma nova no seio da Cherub), a sexualidade nos jovens, a capacidade de tomar decisões acertadas na idade deles…
Nélson José Sousa da Silva, 8.º C
Contemplação da Coroa, de Maria Teresa Maia Gonzalez
Este livro fala da infância de Teresa e do momento em que descobre um homem preso numa cruz com uma coroa estranha na cabeça. Após indagar sobre as causas deste acontecimento, ela tenta ajudá-lo a sair da cruz, que tanto o faz sofrer, passando sempre por grandes dilemas nos quais se tem de enfrentar a sim mesma e às diversas situações que vão aparecendo, ao longo do tempo.
Aqui ficam algumas das frases que achei mais bonitas: “Não consegui dizer mais nada, porque os olhos dele estavam cada vez mais brilhantes e eu sabia que ele nem sequer podia chorar à vontade – só para dentro, como fazia a Augusta, segundo a Fernanda me tinha contado. E devia ser horrível chorar para dentro: ficar com o coração cheio de lágrimas, todo molhado e com frio.”
Diana Gonçalves Fernandes Gomes, 8.º D
A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez
Aconselho esta obra aos meus amigos, uma vez que é um livro extraordinário, com um enorme significado, que nos faz perceber que temos de dar atenção ao que nos rodeia, ao que está dentro de nós. Ao lê-lo, percebi que “…não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida.”
Este livro mostra-nos como a solidão e o sentimento de incompreensão nos pode afetar de uma maneira trágica, fazendo-nos perder o sentido da vida.
Aqui fica uma das frases que achei mais bonita: “E percebi que os sorrisos servem para uma data de coisas, como por exemplo para tapar buracos que aparecem quando o mar das palavras se transforma em deserto.”
Luna Joana Taveira Dantas, 8.º D
O Último Grimm, de Álvaro Magalhães
Este livro relata-nos a história de dois irmãos chamados William e Peter, de catorze e doze anos respetivamente. Quando foram passar férias à Quinta da Pedra Azul, William apercebeu-se de que conseguia ver duendes e fadas, mas ninguém lá em casa acreditava nem, ao princípio, o próprio irmão que dizia que “os dois eram um”, de acordo com o lema que ambos inventaram. Mais tarde, William descobriu que a sua capacidade de ver criaturas fictícias o tornava num Grimm (“aquele que vê”)!
Aconselho esta obra aos meus amigos, uma vez que, com ele, aprendi que devemos confiar nas pessoas e na amizade. O espírito de partilha e a solidariedade foram constantes ao longo do livro. Esta obra ensinou-me também a acreditar e a valorizar as pequenas coisas da vida. É uma obra repleta de aventuras transmitidas numa linguagem muito fácil de compreender. A ação é dinâmica e cativa o leitor.
Nuno Guilherme da Cruz Varela, 8.º D
Chocolate à Chuva, de Alice Vieira
“Este livro conta-nos a história de duas raparigas, Mariana e a sua melhor amiga, que se ajudam uma à outra, nos bons e nos maus momentos.
Nesta história, Rita (a melhor amiga de Mariana) passa um mau momento, uma vez que os pais se separam. Porém, ao longo da narrativa, Mariana ajuda-a a perceber que aquela separação não é o fim do mundo e que aquele pesadelo vai acabar por passar.
Mariana e Rita vão percebendo que a amizade é o melhor que a vida nos pode dar e, apesar de haver muitas outras coisas importantes, a amizade é a base de tudo e que os amigos estão sempre connosco.
Vitória Botelho, 8.º D
Uma Criança Chamada Amor, de Mary MacCracken
“Este livro conta-nos a história de Hannah, uma menina com distúrbios de aprendizagem, considerada selvagem, pela sociedade, e da sua professora que, ao contrário das outras pessoas, não a rejeitou, dedicando-se com todo o amor, carinho e paciência a uma longa e incrível viagem de recuperação.
Aqui ficam registadas as frases que achei mais bonitas: “- Vês, Brian? Eu agora não sou estúpida. Não sou retardada. – abriu a porta, veio cá para fora e afirmou com toda a segurança: - Agora sou amor.”
Carolina Pereira, 8.º E
Atividades Experimentais no Jardim de Infância
Atividades Experimentais no Jardim de Infância
O desenvolvimento das Ciências Experimentais na Educação Pré-escolar tem vindo a ganhar especial relevo e destaque.
Ao longo deste ano letivo, foram implementadas as Atividades Experimentais na Educação Pré-escolar, em todas as Escolas do Agrupamento, desenvolvidas em alguns casos em laboratório e em articulação com uma docente de Física/Química, assumindo, assim, maior rigor científico e experimental.
O desenvolvimento destas atividades, devidamente planificadas e realizadas de forma continuada, tem como grandes finalidades a construção e o aprofundamento de conceitos, a aquisição de conteúdos e novos vocábulos, e o desenvolvimento de capacidades investigativas, de forma ativa e participativa.
Em jeito de balanço, e com base nas observações que foram sendo feitas ao longo do desenvolvimento das atividades, pelos registos efetuados pelas crianças e pelas educadoras e pelas respostas que foram sendo dadas, incluindo já alguns termos científicos, demonstrados pela capacidade de previsão e conclusão (sobretudo as crianças mais velhas), foi notória a crescente motivação e empenho com que participaram nas diversas atividades e ampliaram os seus conhecimentos.
As educadoras
(Clique na imagem, para ver a apresentação)
Palestra “Eletricidade e Magnetismo”
Palestra “Eletricidade e Magnetismo”
no âmbito do Projeto “Energia Pedalada” aprovado pela Fundação Ilídio Pinho
O projeto “Energia Pedalada” apresentado pelo Agrupamento de Escolas ao Prémio Fundação Ilídio Pinho foi aprovado para a fase de desenvolvimento, sendo a edição deste ano subordinada ao tema genérico “A Ciência e a Tecnologia ao serviço de um mundo melhor”.
Com este projeto pretende-se criar um sistema que permita aproveitar a energia muscular desenvolvida ao pedalar numa bicicleta, para produzir energia elétrica suficiente para carregar a bateria de um telemóvel, sem recurso à rede elétrica do agrupamento. Numa fase posterior, os professores e alunos envolvidos têm também a pretensão de, com o mesmo dispositivo, armazenar energia que permita alimentar um sistema de iluminação LED que possa ser utilizado, por exemplo, como luz de presença na escadaria exterior da escola.
No passado dia 17 de março, o ilustre professor doutor Manuel Filipe Costa, da Universidade do Minho, deu um contributo muito importante na implementação deste projeto, ao apresentar a palestra “Eletricidade e Magnetismo” aos alunos das turmas A, B e D do 8.º ano, que enriqueceram os seus conhecimentos acerca do tema, estando agora aptos para iniciar a “pedalada” na concretização dos seus objetivos.
À semelhança do que vem acontecendo de há vários anos a esta parte, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca marca, assim, mais uma vez presença neste Prémio que já vai na sua 13.ª edição.
A equipa de trabalho
Ovos de Páscoa
Seis ovos desejam Boa Páscoa
Seis ovos com mais de dois metros de altura assinalam, na Praça do Município, em Ponte da Barca, a quadra festiva da Páscoa que estamos a atravessar.
Trata-se de trabalhos realizados pelos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca em parceria com a Câmara Municipal.
Decorados com muito humor e originalidade, os ovos estão agora em exposição num dos espaços mais nobres da sede do Concelho, dando outro colorido à Praça e interpelando os transeuntes.
Esta é também uma forma de o Agrupamento de Escolas e o Município de Ponte da Barca desejarem a toda a Comunidade Educativa umas Boas Festas Pascais…
Prof. Luís Arezes