67 alunos ingressam no ensino superior

Imprimir
Quinta, 31 agosto 2023

67 alunos ingressam no ensino superior

2308 aepb ensino superior 2000 a 2023

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, 94% dos candidatos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca conseguiram colocação. São 67 os novos alunos do ensino superior que concluíram os seus estudos em 2022/2023 na Escola Secundária de Ponte da Barca.

A Universidade do Minho, com 20 estudantes colocados, é quem acolhe, de novo, o maior contingente destes alunos. Seguem-na o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (18), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (10), o Instituto Politécnico de Bragança (6), a Universidade de Aveiro (4), a Universidade de Coimbra (2), a Universidade de Évora (2) e com 1 ingresso cada uma a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Politécnico da Guarda.

O curso de Engenharia Informática, com 6 ingressos, destaca-se na frente das opções dos nossos alunos. Com mais do que um ingresso assinalam-se os cursos de Desporto e Lazer (4), Enfermagem (4), Contabilidade (3), Gestão (3), Gestão da Distribuição e Logística (3), Educação Básica (3), Direito (2), Ciências da Comunicação (2), Engenharia Mecânica (2), Ciências da Computação (2), Organização e Gestão Empresariais (2) e Economia (2).

Os restantes 29 colocados ingressaram em cursos distintos, a saber: Educação, Línguas Aplicadas, História e Arqueologia, Administração Pública, Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Comunicação e Multimédia, Psicologia, Biologia e Geologia, Ciências do Ambiente, Turismo, Gestão e Planeamento em Turismo, Solicitadoria, Relações Internacionais, Cultura e Transformação Digital, Matemática, Marketing, Design Sustentável, Design de Moda, Design do Produto, Engenharia Física, Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores, Engenharia de Computadores e Informática, Engenharia Informática Médica, Engenharia Biomédica, Medicina, Ciência e Tecnologia Animal, Medicina Veterinária, Bioquímica.

Impõe-se ainda referir que estes 67 novos universitários apresentaram notas de candidatura distribuídas entre os 12,6 e os 19,7 valores e que seis se candidataram com classificação superior a 19 valores. Quanto às colocações, 34 destes novos universitários (51%), entraram na 1.ª opção e 11 (16%) na 2.ª opção. Se o reconhecimento do mérito dos seus percursos no ensino secundário se traduziu nas notas de candidatura, a entrada em cursos que correspondem aos seus centros de interesses volta a ser motivo para festejar.

Este é o momento para felicitar os estudantes. Bem como as respetivas famílias, a Escola Secundária e o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. Todos, em geral, são atores de mérito nesta caminhada gratificante aos mais diversos níveis!

Aos 67 jovens que agora vão iniciar uma nova etapa da sua formação, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca expressa votos das maiores felicidades e sucesso pessoal e académico! É com estes percursos que vivemos o lema do Agrupamento: Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras!

Parabéns! Continuem a ser felizes!

Carlos Alberto Louro
Diretor
AE Ponte da Barca

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca