NATAL

Imprimir
Segunda, 27 dezembro 2021

NATAL

Há quase dois anos, as celebrações deixaram de ser o que eram. Não nos encontramos para tomar café e pôr a conversa em dia, não nos abraçamos, não damos beijos a quem gostamos, não partilhamos alegrias e até os sonhos já parecem improváveis.

A nós, adultos, a gestão destes sentimentos pode ser levada de melhor ou pior forma, com mais ou menos humor, com melhor ou pior capacidade de ultrapassar a insegurança, o medo, a dor, a solidão.

Não podemos permitir que este seja o normal das crianças e para isso temos, enquanto profissionais da educação, de ir dentro de nós buscar forças e energias para que a magia do Natal aconteça. Não é a mesma coisa, não! Mas é levar os meninos a um mundo imaginário, o mais próximo possível do que se vivia antes da pandemia.

Durante este último mês e meio, várias turmas estiveram em isolamento, alguns estiveram infetados e outros em prevenção. Mas todos disseram presente na hora de decorar a escola, de encontrar a magia das luzes, de perceber se o Pai Natal existe ou não, de relembrar que comemoramos o aniversário de Jesus.

Assim, todas as turmas tiveram a felicidade de construir, de decorar, de inventar. Uns trabalhos foram feitos em confinamento, outros, enquanto se podia estar na escola.

Nisto tudo, há uma verdade: ainda se consegue promover a magia do Natal! Obrigada a todos pelos belíssimos trabalhos.

Professora Natália Pereira,
Coordenadora do 1.° Ciclo


 

(C) 2012-2022, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca