Visita de Estudo à Sarreliber - Arcos de Valdevez

Imprimir
Terça, 21 dezembro 2021

Visita de Estudo à Sarreliber - Arcos de Valdevez

 2112 visita estudo serreliber01 2112 visita estudo serreliber02 2112 visita estudo serreliber03

2112 visita estudo serreliber04 2112 visita estudo serreliber05 2112 visita estudo serreliber06

Os alunos do 12.º ano de Química realizaram uma visita de estudo à fábrica de injeção e cromagem, Sarreliber, em Arcos de Valdevez, no dia 13 de dezembro, acompanhados pela professora da respetiva disciplina.

A Sarreliber é a empresa líder europeia na metalização eletrolítica de plásticos, com aplicabilidade das aprendizagens essenciais da disciplina de Química, nomeadamente, a oxidação-redução.

Os alunos foram divididos em dois pequenos grupos não só para cumprir as normas de segurança da empresa, mas também devido à situação da pandemia. Cada um dos grupos iniciou a visita, na sala de reuniões, com uma apresentação sobre a história da empresa e a atividade que desenvolve. De seguida, prosseguiu com uma visita guiada às instalações e linhas de montagem, onde observaram todos os processos da metalização eletrolítica de plásticos, tendo sempre oportunidade de questionar o guia. Passaram ainda pelo laboratório e pelo controlo de qualidade, onde puderam observar o rigoroso controlo de qualidade físico e químico, a nível laboratorial, exigido pelos clientes finais. Na reta final tiveram, ainda, oportunidade de constatar, “in loco”, a preocupação desta indústria com o cumprimento das normas ambientais e visitaram a ETAR que descontamina os subprodutos da sua atividade, sendo outros entregues a outras empresas.

A visita revestiu-se de uma enorme importância para ampliação de conhecimentos dos alunos e para uma maior consciencialização da aplicabilidade dos conhecimentos em Química, numa indústria de topo, aqui tão perto.

Professora Maria do Céu Ferreira

 


 

(C) 2012-2022, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca