Biblioteca Escolar participa no Congresso Iberoamericano de Bibliotecas

Imprimir
Sexta, 22 outubro 2021

Biblioteca Escolar participa no Congresso Iberoamericano de Bibliotecas

 2110 congresso iberoamericano

O trabalho que a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca desenvolve junto da comunidade foi objeto de apresentação no Congresso do Ano Iberoamericano das Bibliotecas.

Subordinado ao tema “Diálogos bibliotecários para criar futuros”, o Congresso aconteceu em formato virtual com transmissão pelo Facebook e pelo YouTube do Iberbibliotecas, contando com a participação do professor bibliotecário, Luís Arezes, que partilhou a dinâmica e o impacto do trabalho que se realiza em Ponte da Barca.

Em destaque esteve a aposta na promoção das literacias da leitura, da informação e dos “media” e ainda o aprofundamento da cidadania, no âmbito de uma cultura de trabalho colaborativo, que valoriza a ação em parceria com os mais diversos agentes, tendo em vista o desígnio de formar pessoas habilitadas para encarar com autonomia e espírito crítico os desafios do século XXI.

Ponte da Barca participou no primeiro dia, que teve como eixo temático “Visões e desafios globais: as bibliotecas perante o mundo”, integrando a secção “partilha de experiências”, subordinada ao tema “Bibliotecas que transformam a noção de bibliotecas”.

Sob a moderação da Diretora do Sistema Nacional de Bibliotecas da Costa Rica, Luís Arezes debateu com a Subdiretora da Biblioteca Nacional Mariano Moreno, na Argentina, com uma bibliotecária da Rede de Bibliotecas Móveis do Chile e com a responsável pela Biblioteca Ambiental do Ministério do Meio Ambiente do Perú, os desafios, as tendências, as possibilidades e o papel cada vez mais ativo das bibliotecas na formação dos cidadãos e na transformação do mundo.

Biblioteca Escolar

 


 

(C) 2012-2022, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca