Ciência na Escola

 

10ª Edição (2011/2012)

Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na EscolaO Concelho de Ponte da Barca tem mais de 50% do seu território integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a única área classificada como Parque Nacional. Está também integrado, desde 2009, na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (UNESCO), dispondo de recursos naturais ímpares que urge preservar. E há ainda o empenho na integração do PNPG em redes europeias de áreas protegidas, como é o caso da “Carta Europeia do Turismo Sustentável”, cujo processo de certificação passa pela participação ativa dos agentes e entidades locais.

Considerando a importância que é atribuída à conservação da natureza, preservação e promoção dos recursos naturais e locais, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca não poderia desperdiçar a oportunidade de envolver a sua comunidade num conjunto de atividades que vão permitir o contacto direto com as problemáticas ligadas às questões dos recursos naturais e locais.
A ideia-base na qual se enquadra o projeto global de intervenção passa pelo desenvolvimento de um conjunto de trabalhos práticos, de observação em laboratório e de experimentação no terreno – na nossa Floresta Experimental –, de modo a dotar-se as comunidades escolar e local com conhecimentos técnicos que lhes permitam ter intervenções adequadas no território.
Pretende-se, de facto, a criação e a manutenção de uma floresta de uso múltiplo, localizada em pleno PNPG, numa área disponibilizada pela Junta de Freguesia de Entre Ambos-os-Rios em articulação com a Câmara Municipal, para garantir a preservação e valorização dos recursos naturais do Concelho de Ponte da Barca, ao nível ambiental, social e económico.

Eis os cinco projetos a implementar:


Parcerias envolvidas:
Câmara Municipal de Ponte da Barca, Junta de Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, PNPG, Porta do PNPG de Lindoso (Câmara Municipal), Gabinete Técnico Florestal da Autarquia, ADERE Peneda-Gerês, Sapadores Florestais, Universidade do Minho e Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, pais e encarregados de educação.

 


 

9ª Edição (2010/2011)

Subordinada ao tema “Biologia Ciências da Terra e da Vida”, a 9.ª edição do "Ciência na Escola" operacionaliza-se em quatro escalões, do pré-escolar ao secundário, pretendendo estimular o interesse dos alunos pelas Ciências Exatas – Matemática, Física, Química, Biologia...

 

 

 

 

No Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca foram aprovados os cinco projetos apresentados:

 

(C) 2012-2017, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca