Escola Secundária representa o Alto Minho no Parlamento dos Jovens

Quinta, 21 março 2019

Escola Secundária representa o Alto Minho no Parlamento dos Jovens

 

A Escola Secundária de Ponte da Barca continua a marcar presença no Parlamento dos Jovens e, mais uma vez, conseguiu um resultado altamente meritório na fase distrital da edição deste ano, subordinada ao tema das alterações climáticas.

A equipa participante no escalão do Ensino Secundário, constituída pela Sara Arezes, Guilherme Santos e José Santos, foi eleita para representar o Distrito de Viana do Castelo na fase nacional, que se realiza em maio, na Assembleia da República.

As cinco propostas da comitiva barquense, subordinadas ao tema "Combate às alterações climáticas", foram também as mais votadas, pelo que integram, na íntegra, o projeto final.

Reformulação do imposto sobre as emissões de gases com efeito de estufa, aumentando as taxas de uma forma progressiva em função das quantidades emitidas, e aplicação desta medida a todos os setores, nomeadamente ao da agropecuária, é uma das medidas apresentadas.

O desenvolvimento de sistemas de transportes assentes na partilha de veículos – eléctricos e manuais – com um passe associado e, simultaneamente, redução do escalão do IVA aplicado a estes produtos e criação de uma linha atrativa de financiamento para instalação de painéis fotovoltaicos nas habitações, garantindo produção de energia para autoconsumo, redução da dependência energética do país e aumento das receitas das famílias e do Estado, são outras duas propostas.

Finalmente, a equipa barquense defendeu a redução do consumo de carne bovina nos estabelecimentos públicos e ainda a utilização das receitas provenientes das coimas aplicadas às empresas que ultrapassem os limites de emissão de gases com efeito de estufa para gerar incentivos económicos a laboratórios de investigação na área da proteção do ambiente.

A sessão distrital, que teve lugar no auditório do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, contou também com Inês Costa a assumir funções de vice-presidente de mesa que orientou os trabalhos dos deputados.

Em relação ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, a representação da Escola Secundária de Ponte da Barca esteve a cargo de Manuel Ribeiro, Maria Miguel Gusmão, Érica Duque e Guilherme Afonso.

Debatendo o tema "Proteção dos Oceanos", conseguiram um honroso quinto lugar, passando a escola suplente para a fase nacional.

A proposta de recomendação que apresentaram defende três medidas: reduzir a utilização de plástico; colocar depósitos de recolha seletiva, nos centros comerciais, atribuindo vales de desconto; colocar redes nos sistemas de esgotos, com vista à crivagem de sólidos.

Esta foi mais uma experiência muito gratificante, que contribuiu para o aprofundamento do espírito crítico e do exercício da cidadania.

A Organização

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca