Juntos por uma internet melhor

Quarta, 06 fevereiro 2019

Juntos por uma internet melhor

   

  

Os alunos dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalaram o “Dia da Internet +Segura 2019”, que se celebrou a 5 de fevereiro, participando numa sessão de sensibilização para um uso mais responsável da internet, dinamizada por agentes do Núcleo Escola Segura (NES) da GNR.

Divididos em duas equipas, os agentes Sílvia Barros, João Melo, Nuno Freitas e Rui Cunha estiveram na Escola Básica Diogo Bernardes, em Ponte da Barca, e também na Escola Básica de Crasto e na Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, onde trabalharam com os mais novos a temática deste ano: “Juntos por uma internet melhor”.

Nos vários encontros, sublinharam as inúmeras vantagens da internet, mas chamaram também a atenção para os perigos que encerra, insistindo, por isso, na importância de uma navegação segura, consciente e responsável.

Em termos muito práticos, foram analisadas algumas situações de risco como, por exemplo, o fornecimento de dados pessoais, a interação com estranhos e o descarregar imagens enviadas por desconhecidos.

Recorrendo à projeção de materiais multimédia, os agentes alertaram ainda os alunos para os perigos do “phishing”, do “cyberbullying” ou assédio virtual e para o risco da dependência, em prejuízo do estudo e do descanso.

Mais duas mensagens muito importantes: ninguém dá nada a ninguém, pelo que é fundamental ser cuidadoso na abordagem da publicidade enganosa (de jogos, por exemplo), e é preciso pensar bem antes de publicar alguma coisa, porque, a partir desse momento, fica acessível a toda a gente, para sempre.

Em suma, o importante é usar a internet com segurança e responsabilidade, de uma forma saudável e equilibrada, tendo sempre consciência de que tudo o que se coloca na internet deixa de ser nosso e privado, ainda que, mais tarde, nos venhamos a arrepender e tratemos de apagar os conteúdos em causa.

As sessões revelaram-se muito interessantes, prendendo a atenção dos alunos que não se cansaram de partilhar experiências e de colocar perguntas.

Esta ação resulta de uma iniciativa conjunta do Grupo 550 (Informática), da Biblioteca Escolar, do Núcleo Escola Segura da GNR e da CPCJ de Ponte da Barca.

Biblioteca Escolar

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca