Parlamento dos Jovens 2019

Segunda, 04 fevereiro 2019

Parlamento dos Jovens 2019

    

Como vem a acontecer desde há vários anos, a Escola Secundária de Ponte da Barca participa em mais uma edição do projeto "Parlamento dos Jovens", uma iniciativa promovida pela Assembleia da República.

Assim, durante o mês de janeiro, foram organizados debates, em contexto de turma e em contexto de ciclo de ensino, envolvendo 334 alunos do 3.° ciclo do Básico e 254 alunos do Secundário.

No âmbito desta dinâmica, foi lançado o processo eleitoral, em que se incluiu a formação de listas candidatas à eleição de deputados, a campanha e a eleição dos deputados à sessão escolar, no decorrer da qual se aprovou o “Projeto de Recomendação da Escola” e se elegeram os respetivos representantes às sessões a nível distrital, agendadas para o período compreendido entre 18 de fevereiro e 19 de março.

Os debates do 3.° ciclo contaram com a presença da delegada da ADERE-PG, Sónia Almeida, enquanto a sessão para alunos do ensino secundário, realizada a 21 de janeiro, registou a participação do deputado Carlos Abreu Amorim (PSD), eleito pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

Começando por dar a conhecer o funcionamento e a importância do trabalho da Assembleia da República, Carlos Abreu Amorim apresentou, em seguida, o tema da edição de 2019 do Parlamento dos Jovens, “Alterações Climáticas: reverter o Aquecimento Global”.

O deputado respondeu ainda a algumas questões colocadas pelos alunos, incidindo a sua atenção sobre temas que afetam o quotidiano dos cidadãos, tais como o desenvolvimento sustentável e o ambiente.

Os alunos tiveram a oportunidade de relacionar esta ação com o plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento, onde se desenvolvem os mesmos temas e se debatem as mesmas preocupações, propondo alterações de práticas e iniciativas muito concretas.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens tem como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da Republica, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria e ainda sublinhar a importância da contribuição dos jovens para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

A Organização

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca