Agrupamento de Escolas promove a solidariedade e distribui 55 cabazes de Natal

Segunda, 24 dezembro 2018

Agrupamento de Escolas promove a solidariedade

e distribui 55 cabazes de Natal

  

  

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca promoveu mais uma edição de “Natal para Todos”, realizando a entrega de 55 cabazes a outras tantas famílias de alunos, das mais diversas freguesias do Concelho.

Com este gesto solidário, foram proporcionadas algumas condições para que estes agregados familiares tenham umas Festas com um pouco mais de calor humano e de conforto.

A exemplo do que vem acontecendo há alguns anos, um grupo de professores e de alunos levou a cabo no “Pingo Doce”, ao longo do fim de semana de 8 e 9 de dezembro, uma campanha de recolha de géneros alimentares.

A mobilização da comunidade escolar em torno deste desígnio começou, no entanto, ainda em novembro. Por ocasião do Dia Nacional do Pijama / Dia Internacional dos Direitos da Criança, a Associação de Estudantes da Escola Secundária dinamizou uma ação de recolha solidária de alimentos que, depois, se alargou, às restantes escolas do Agrupamento (EB Diogo Bernardes, EB de Crasto e EB de Entre Ambos-os-Rios), com o envolvimento de toda a comunidade: alunos desde a Educação Pré-escolar ao 12.º ano e respetivas famílias, educadoras, professores titulares e docentes dos 2.º e 3.º Ciclos e do Secundário, e ainda funcionários.

De toda esta conjugação de esforços, que registou uma boa adesão, foi possível angariar quase duas toneladas de alimentos.

Organizados os 55 cabazes, foram entregues pelo Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica, pela Biblioteca Escolar e pelo Clube da Floresta Prosepe nas casas de outras tantas famílias de alunos, de acordo com uma seleção que os serviços competentes realizaram, tendo em conta fragilidades socioeconómicas.

Com esta ação, exerceu-se a cidadania e verificou-se como a solidariedade está ao alcance de todos e constitui um valor fundamental na construção de uma sociedade cada vez mais fraterna e mais humanista.

A Organização

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca