Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Segunda, 10 dezembro 2018

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Grupo de Educação Especial promoveu e participou, este ano letivo, em várias iniciativas.

Em primeiro lugar, dirigiu uma ação para os alunos, a fim de os sensibilizar à diferença e à inclusão. Para tal, solicitou aos Diretores de Turma que, na semana de 3 a 7 de dezembro, fosse exibido um dos excertos do filme “Como estrelas na terra” e fosse dinamizada uma discussão sobre as temáticas retratadas de tolerância, aprendizagem da diferença, métodos de inclusão de alunos com características especiais, na aula de Cidadania, nos anos em que a disciplina é lecionada, e, nos restantes anos, na aula de Educação Moral e Religiosa Católica. Solicitou ainda às Educadoras de Infância e às Professoras Titulares de Turma que, na mesma semana e em momento que considerassem pertinente, realizassem a atividade supra citada.

Para a restante comunidade educativa, convidou-se a Dr.ª Maria Rosalina Veiga, com um vasto currículo (Mestre em Ciências da Educação, Pós Graduada em Educação Especial e em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, formadora em diversas instituições…), para dinamizar, no dia 3 de dezembro, uma palestra subordinada ao tema “Escola Inclusiva”, no auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca, com esclarecimentos sobre o Decreto-Lei n.º 54/2018, nomeadamente, Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão e Adaptações ao Processo de Avaliação.

Ainda no âmbito desta comemoração, as docentes de Educação Especial acompanharam, durante a tarde, os seus alunos à Biblioteca Municipal para assistir à apresentação de “Leituras Diferentes” pelo contador de histórias e ilustrador Miguel Horta. Esta atividade é parte do projeto “Alto Minho a ler: uma estratégia para o sucesso escolar”, promovido pela CIM Alto Minho.

Grupo de Educação Especial

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca