Apontamento Histórico - 10 de dezembro - Comemoração do 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Domingo, 09 dezembro 2018

APONTAMENTO HISTÓRICO DA SEMANA

10 de dezembro

Comemoração do 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pela ONU em 10 de Dezembro de 1948 (A/RES/217). Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo - Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, delineia os direitos humanos básicos.

A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objectivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adopção de medidas progressivas de carácter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efectiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

Segundo o Guinness Book of World Records, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento traduzido no maior número de línguas. Atualmente a Declaração está disponível em mais de 500 idiomas e dialetos.

 

Texto integral da Declaração em PDF:
http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf

Vídeos (clicando na imagem de cada um dos direitos que aparece no topo da página):
https://www.unidosparaosdireitoshumanos.com.pt/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights

 

DCSH- Grupo Disciplinar de História
Mª Paula Santos Silva, António João Guerra

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca