Apontamento Histórico - 10 de dezembro - Comemoração do 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Domingo, 09 dezembro 2018

APONTAMENTO HISTÓRICO

10 de dezembro

Comemoração do 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pela ONU em 10 de Dezembro de 1948 (A/RES/217). Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo - Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, delineia os direitos humanos básicos.

A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objectivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adopção de medidas progressivas de carácter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efectiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

Segundo o Guinness Book of World Records, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento traduzido no maior número de línguas. Atualmente a Declaração está disponível em mais de 500 idiomas e dialetos.

 

Texto integral da Declaração em PDF:
http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf

Vídeos (clicando na imagem de cada um dos direitos que aparece no topo da página):
https://www.unidosparaosdireitoshumanos.com.pt/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights

 

DCSH- Grupo Disciplinar de História
Mª Paula Santos Silva, António João Guerra

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca