“Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas”, de Raquel Ramos

Quarta, 18 julho 2018

 

“Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas”, de Raquel Ramos

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca acaba de ver enriquecido o seu fundo documental com a mais recente obra de Raquel Ramos, intitulada “Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas”.

Direcionada para o público juvenil, trata-se de uma interessante biografia do arquiteto e grande mestre da pintura, que soube como ninguém explorar o jogo das cores e das formas geométricas, afirmando-se como um notável artista à frente do seu tempo, sempre empenhado na busca de um produto final harmonioso que fosse “um espetáculo de plenitude, de exatidão”.

O livro, que se apresenta como um belo artefacto, reproduz ainda algumas das pinturas mais emblemáticas deste artista plástico, um dos mais marcantes do nosso país no século XX.

Nadir Afonso nasceu em Chaves, em 1920, e iniciou a sua formação no Liceu local, cujo patrono é Fernão de Magalhães, o grande navegador com raízes em Ponte da Barca.

Estudou na Escola de Belas Artes, no Porto, e, depois, partiu para Paris, onde colaborou com Le Corbusier. Passou ainda pelo Brasil, onde trabalhou com Óscar Niemeyer, e, em 1980, regressou definitivamente a Portugal. Condecorado com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, realizou dezenas de exposições, em Portugal e no estrangeiro, e publicou várias obras de reflexão sobre a Arte e o ato criativo. Faleceu em 2013.

 

“Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”

Para além da sua mais recente obra, Raquel Ramos teve ainda a amabilidade de oferecer à Biblioteca Escolar um conjunto de 10 exemplares do “Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”.

Reeditado pela Coolbooks, o diário partilha com os leitores a vida de uma adolescente que deseja ser política e que tem como lema de vida “Eu consigo!”.

Este é o 1.º volume de uma série de quatro que vão transformar a Ana Joana numa amiga inseparável. A publicação do próximo volume está para breve.

Raquel Ramos é professora de Inglês e Alemão e, desde 2007, colabora com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares). É autora de vários livros infantojuvenis: “Episódios da vida de um jovem gato” (2014); “Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas” (2015); Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura (2015); “Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas” (2018).

 

Prof. Luís Arezes

 


 

(C) 2012-2018, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca