Visita a uma Quinta Pedagógica

Terça, 12 junho 2018

Visita a uma Quinta Pedagógica

   

Os alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência realizaram, no dia 22 de maio, uma visita de estudo à Quinta Pedagógica de Real – Braga, acompanhados por docentes e assistentes operacionais.

Os alunos e os seus acompanhantes desfrutaram de uma visita guiada pela quinta, onde observaram diversos animais, nomeadamente um burro, uma vaca, cabras, ovelhas, cães, gatos, galinhas e patos, entre outros, permitindo uma aproximação direta à vida no campo.

Tiveram ainda oportunidade de escovar e de acariciar um pónei, sendo esta experiência um momento de grande entusiasmo e alegria. Realizaram uma visita à estufa e aos campos de plantas aromáticas e hortícolas, acompanhada por uma breve explicação sobre algumas plantas, e tiveram o prazer de experienciar o aroma das mesmas. Por fim, participaram na pintura das paredes de uma casa em madeira, relacionada com a temática do dia, “A BIODIVERSIDADE”.

Seguiu-se um delicioso almoço ao ar livre, à sombra das árvores do parque de merendas. Ao lado havia um parque infantil, onde os alunos usufruíram de vários equipamentos, entre os quais baloiços adaptados, participando em momentos de lazer e de brincadeira, que os encantaram.

De tarde, realizaram uma atividade pedagógica através da preparação da alfazema colhida na quinta, para a confeção de saquinhos de cheiros, que cada um trouxe para casa. Terminada esta tarefa, despediram-se da equipa que os recebeu e, com o grupo sempre muito animado no autocarro, efetuou-se o regresso à escola, sendo visível a satisfação de todos.

As docentes consideraram que a iniciativa foi bastante enriquecedora, uma vez que os alunos usufruíram de um dia diferente e bastante gratificante, repleto de emoções. Todos puderam desfrutar de diversas experiências sensoriais e aprender algo mais.

Salientamos o excelente profissionalismo dos técnicos da quinta, que se mostraram extremamente prestáveis e carinhosos com os alunos, sempre atentos ao pormenor e a eventuais necessidades.

O grupo de Educação Especial

 


 

(C) 2012-2018, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca