Alunos do 11.º ano visitam Itália

Sexta, 25 maio 2018

Alunos do 11.º ano visitam Itália

    

    

Um grupo alargado de alunos do 11.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca participou numa visita de estudo que os levou até Milão, Florença, Assis e Roma, em Itália.

Durante cinco dias, a comitiva barquense, constituída por 52 alunos e 8 professores, viveu uma experiência única, não só pelo convívio, mas sobretudo pelo enriquecimento pessoal resultante do contacto direto com espaços e ambientes que fazem parte do nosso imaginário e da matriz da cultura ocidental.

O circuito principiou em Milão, centro de uma das maiores áreas metropolitanas da Europa, seguindo-se, depois, em autocarro, para Florença, considerada o berço do Renascimento italiano e uma das cidades mais belas do mundo.

A caminho de Roma, o grupo fez uma paragem em Assis, onde teve oportunidade de visitar a Basílica de S. Francisco, um edifício classificado pela UNESCO como Património Mundial.

A etapa final foi na Cidade-Eterna, centro da Cristandade e uma das cidades mais importantes da história da Humanidade, berço da cultura clássica que está na base da identidade de todos nós, cidadãos europeus.

Em Roma e no Vaticano, visitámos locais emblemáticos que são verdadeiras maravilhas do mundo, tais como o Coliseu, o Forum Romano, o Panteão, a Fonte de Trevi, a Praça Navona, provavelmente a mais bonita de Roma, as Basílicas de Santa Maria Maior, de S. Paulo Extramuros e de S. Pedro e ainda o Museu do Vaticano.

O regresso ao aeroporto de Milão fez-se por via-férrea, através do comboio de alta velocidade, o que constituiu mais uma situação inédita para a maioria das pessoas do grupo.

Esta visita de estudo revelou-se profundamente enriquecedora e uma experiência para a vida, que só foi possível graças ao apoio das famílias dos alunos participantes, à colaboração da Direção do Agrupamento de Escolas e ao empenho, trabalho incansável e dedicação extrema do professor Óscar Sousa, docente de Educação Moral e Religiosa Católica.

A todos, muito obrigada! Bem hajam por, também desta forma, darem vida ao lema do Agrupamento: “Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras!”.

Sara Arezes, 11.º ano

 


 

(C) 2012-2018, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca