Intercâmbio dos Saberes

Quarta, 23 maio 2018

Intercâmbio dos Saberes

     

     

Com o objetivo de desenvolver parcerias e partilhar experiências sobre educação, cidadania, cultura e vivência social e no âmbito de uma rede de cooperação criada entre os Agrupamentos de Escolas de Ponte da Barca, Vila Nova de Cerveira e o Curso de Língua e Cultura Portuguesa na Suíça, tem decorrido ao longo deste ano letivo um intercâmbio escolar denominado “Intercâmbio dos Saberes”, com partilha de informação sobre as atividades desenvolvidas nas várias escolas, bem como divulgação do Património Local onde está inserido cada estabelecimento de ensino.

Nos dias 10 e 11 de maio, nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Ponte da Barca aconteceu o tão esperado encontro entre três turmas do 1.º ciclo do Centro Escolar de Cerveira, a Turma E do 6.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes e um grupo de 26 alunos provenientes da Suíça, que frequentam o Curso de Língua e Cultura Portuguesa.

Pretendeu-se desta forma reforçar laços entre instituições de ensino e de cooperação entre as três localidades envolvidas – Ponte da Barca, Vila Nova de Cerveira e Suíça. Ao nível pessoal, a experiência permitiu o enriquecimento intercultural, desenvolvimento da autonomia e autoconfiança, assim como o desenvolvimento de uma consciência de cidadania global.

Assim, no dia 10 de maio, os alunos do 6.º E deslocaram-se a Vila Nova de Cerveira para passarem o dia com os restantes colegas deste intercâmbio. À chegada, estavam todos muito ansiosos e felizes por finalmente se encontrarem! Distribuíram-se e organizaram-se por grupos para se dar início à visita ao Fórum Cultural – Bienal de Cerveira e realizar um trabalho em pintura para a Exposição Educarte, a decorrer nos dias seguintes. Posteriormente, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e o Diretor de Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Artur Venceslau, fizeram as “honras da casa” de forma muito acolhedora. Depois do almoço no Centro Escolar de Cerveira, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Aquamuseu do Castelinho.

No dia 11 de maio, foi a vez de o concelho de Ponte da Barca receber os alunos de Vila Nova de Cerveira e Suíça. Percorreram-se as principais artérias da vila, proporcionando aos mesmos a oportunidade de conhecerem alguns monumentos emblemáticos da nossa vila com a ajuda de um guião elaborado pelos alunos do 6.º E, com a colaboração da professora de Português.

A vereadora Maria José Gonçalves e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, professor Carlos Louro, receberam calorosamente todos os alunos, havendo ainda tempo para troca de lembranças.

Na chegada à nossa Escola, os alunos foram recebidos pelos elementos do Rancho Folclórico do Agrupamento, num clima de verdadeira festa e alegria, motivo pelo qual aqui fica um agradecimento especial por parte dos alunos e professores.

Após o almoço na cantina, houve ainda tempo para uma apresentação musical realizada pelos alunos do 6.º E, com músicas tradicionais portuguesas acompanhadas pelos cavaquinhos e a canção do intercâmbio! Durante o período da tarde, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar o interior da Barragem do Alto Lindoso, bem como a parte da albufeira.

Por fim, deu-se o momento da despedida que, apesar de emotiva, se tornou gratificante, uma vez que nestes dois dias se viveu um verdadeiro clima de intercâmbio escolar. Houve tempo ainda para troca de presentes entre os alunos, valorizando o que de melhor existe nas suas localidades.

Os alunos continuarão a trocar informação diversa com recurso às novas tecnologias e também por carta.

Todas as atividades, desenvolvidas sob a orientação das professoras Cândida Gama, Daniela Pereira e Lucília Oliveira, permitiram aos alunos aplicar e desenvolver algumas das competências adquiridas durante o seu percurso escolar.

Professoras Daniela Pereira e Lucília Oliveira,
com a colaboração dos alunos do 6.º E

 


 

(C) 2012-2018, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca