“Partilha com Energia” por terras barquenses

Sexta, 11 maio 2018

“Partilha com Energia” por terras barquenses

    

   

Dando continuidade ao projeto “Partilha com Energia”, foi a vez de a turma B do 10.º ano receber os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Luís de Camões, nos dias 26, 27 e 28 de abril.

Foi com grande alegria que pudemos proporcionar aos nossos colegas ribatejanos três dias de intensas atividades, que deram a conhecer a história, as gentes, a gastronomia, as tradições e a beleza da nossa vila.

Ao longo destes três dias, os alunos e professores de Constância exploraram Ponte da Barca orientados por peddy papers/ roteiros turísticos; visitaram o majestoso Castelo do Lindoso e os seus Espigueiros; exploraram um pouco do que é o Parque Nacional Peneda Gerês; desceram o rio Carcerelho numa emocionante atividade de canyoning; experimentaram as águas do nosso rio Lima numa prova de paddle e visitaram a Central Hidroelétrica do Lindoso. Houve ainda lugar a uma jovial celebração com a comunidade barquense, numa festa que contou com a participação de várias coletividades afetas à nossa escola. Foi muito recompensador poder cantar, dançar e “virar” com os nossos amigos de Constância. Também inserido numa das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a comunidade sénior dos dois lares existentes na nossa vila.

De referir que o desenvolvimento deste projeto teria sido impensável e impossível sem a participação, o envolvimento e a interação de vários elementos, associações e estruturas da nossa comunidade escolar. É neste espírito que queremos agradecer à Direção do nosso Agrupamento por todo o apoio prestado, bem como a todos os assistentes operacionais que, prontamente, se voluntariaram para nos ajudar. De igual forma, agradecemos aos nossos pais e encarregados de educação, pelo seu apoio incondicional. A todas as associações, coletividades e demais entidades, nomeadamente o Rancho Folclórico do nosso Agrupamento, a Associação de Estudantes, a Academia Danç’Arte, o grupo de Ginástica Acrobática do Desporto Escolar, a ADERE, diversas lojas e restaurantes. Um agradecimento final à Câmara Municipal de Ponte da Barca que esteve sempre ao nosso lado no desenvolvimento deste projeto.

Foi, indubitavelmente, uma experiência enriquecedora, que nos proporcionou momentos inesquecíveis de descoberta, partilha e crescimento.

A organização

 


 

(C) 2012-2018, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca