Centenário da Batalha de La Lys (9 de abril)

Domingo, 08 abril 2018

Centenário da Batalha de La Lys (9 de abril)

EM MEMÓRIA DOS BARQUENSES NAS TRINCHEIRAS DA 1.ª GRANDE GUERRA

A Comunidade Educativa está convidada a associar-se à homenagem que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca presta à memória dos Barquenses que estiveram mobilizados na 1.ª Guerra Mundial, integrando o Corpo Expedicionário Português (CEP) que combateu nas trincheiras da Flandres.

A homenagem acontece, amanhã, 9 de abril, dia em que se assinala a passagem do centenário da Batalha de La Lys, uma das jornadas mais negras da nossa história, em que várias centenas de combatentes lusos perderam a vida – entre eles, três soldados do concelho de Ponte da Barca – e mais de sete mil foram feitos prisioneiros pelas tropas alemãs.

Logo no arranque das atividades do 3.º período, em cada turma vai ser lida, às 8.30 horas, uma mensagem alusiva à efeméride, seguida do visionamento de um vídeo.

Pelas 10 horas, acontece o toque de alvorada, por alunos do Agrupamento com a colaboração da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, e o hastear da bandeira nacional na entrada da Escola Secundária, com a apresentação do “Memorial aos Soldados Tombados” na frente europeia.

Segue-se, no átrio do Bloco C, a interpretação da “Canção da Brigada do Minho”, pelos alunos do 2.º ciclo do ensino básico, e a abertura da exposição “Em Memória dos Barquenses nas Trincheiras da 1.ª Grande Guerra” e sessão pública de apresentação.

A Comunidade Educativa está convidada a associar-se a este momento de homenagem e de afirmação da nossa história e identidade locais.

A Organização

 


 

(C) 2012-2018, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca