Alunos do 10.º ano visitam ilha de S. Miguel

Alunos do 10.º ano visitam ilha de S. Miguel

   

  

Os alunos de Ciências e Tecnologias do 10.º ano (turmas A e B) realizaram, na última semana de atividades letivas, uma visita de estudo aos Açores, ilha de S. Miguel, no âmbito das disciplinas de Biologia/Geologia e Português.

Acompanhados pelos professores Alfredo Pereira, Orlando Costa e Lucília Oliveira, logo após a chegada ao aeroporto de S. Miguel, visitámos as Grutas de Carvão, onde observámos várias rochas de origem vulcânica.

Apesar de, no segundo dia, o nevoeiro cerrado e a chuva miudinha não nos ter largado, efetuámos, com grande entusiasmo, o percurso pedestre até às Furnas, estivemos no Parque da Caldeira Velha, onde a água saía a ferver aos nossos pés e corria para piscinas naturais de água quente. Numa paisagem deslumbrante, observámos as fumarolas – impressionantes formas de vulcanismo secundário. Na visita ao Observatório Microbiano dos Açores-Furnas, o vapor de água brotava de um chão fumegante e acabámos por lanchar saborosos ovos cozidos e beber refrescos feitos nessas mesmas águas.

A visita foi um sucesso, todos os objetivos foram atingidos e o que mais fascinou, tanto alunos como professores, foi a riqueza dos fenómenos naturais observados, a fauna e a flora de uma ilha considerada um valioso laboratório natural das Ciências Físicas e Naturais.

Muito interessante em termos de enriquecimento cultural, a visita, além de permitir verificar, na natureza, o que se aprende na escola, também proporcionou partilha de vivências, através de um convívio alegre e divertido entre os alunos das duas turmas e entre professores e alunos. Foi muito bom e inesquecível!

Queremos deixar o nosso agradecimento pelo apoio obtido, quer por parte da Direção do Agrupamento, quer por parte da Câmara de Municipal de Ponte da Barca e, em especial, de todos os encarregados de educação.

Professora Lucília Oliveira

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca