Alunos do 5.º ano visitam Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora

Domingo, 21 maio 2017 Escrito por jrocha

Alunos do 5.º ano visitam Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora

   

No dia 16 de maio, os alunos do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes participaram numa visita de estudo a Viana do Castelo e a Vila Praia de Âncora.

Acompanhados de professores e de assistentes, arrancaram da Escola de autocarro, por volta das 08:40 horas.

Chegaram a Viana às 09:30 e estacionaram ao lado do navio-hospital Gil Eannes, que ajudava os pescadores na faina da pesca do bacalhau. Em frente ao navio, há uma estátua de Wiliamm Ganong. Deste sítio, os alunos puderam observar a ponte Eiffel, que atravessa o rio Lima e separa a vila de Darque da cidade de Viana do Castelo.

Passaram pela Biblioteca Municipal e dirigiram-se ao centro histórico, onde visitaram a Sé de Viana, a estátua de Caramuru e Paraguçu e a igreja de São Domingos. Depois, visitaram o Museu de Artes Decorativas, onde há peças dos séculos XVI a XVIII. Em frente a este museu, há uma estátua de Frei Bartolomeu dos Mártires, que foi Bispo do território que, atualmente, constitui a Diocese e o Distrito de Viana e que ajudava os mais necessitados.

A seguir, dirigiram-se ao jardim Dom Fernando, onde há um parque para pássaros. Foi lá que os alunos apanharam o autocarro para Santa Luzia, onde todos almoçaram, brincaram e, no fim, comeram um gelado. Estava previsto descerem de funicular, mas o caminho tinha sido interrompido por uns pedregulhos que caíram durante a noite. Por causa deste inconveniente, viajaram de autocarro até à estação de Viana, onde apanharam um comboio em direção a Vila Praia de Âncora. Chegaram lá por volta das 15:50 e passaram pela igreja matriz de Âncora, que estava ricamente enfeitada de flores. De seguida, foram até à praia, onde brincaram na areia e na água.

Por fim, voltaram para Escola de autocarro, onde fizeram o piquenique da tarde. Uma despedida de um dia em cheio.

Foi um dia diferente, com um convívio interessante entre professores e alunos. Aprendeu-se alguma coisa para além dos livros. E Viana é bem bonita!

E assim aconteceu!...

Leonor Alpoim, 5.º B

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca