Exposição “Madrinhas de Guerra, Madrinhas de Paz”

Sexta, 08 março 2013 Escrito por Administrador

A propósito do Dia Internacional da Mulher

Exposição “Madrinhas de Guerra, Madrinhas de Paz”
desperta fortes emoções e favorece intercâmbio geracional

  
[Clique numa imagem, para ver mais fotografias deste álbum]

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalou o Dia Internacional da Mulher com a abertura ao público de uma exposição intitulada “Madrinhas de Guerra, Madrinhas de Paz”.

A inauguração da mostra, que fica patente até ao final da próxima semana no átrio do Bloco C da Escola-sede, aconteceu na noite de véspera da efeméride, registando a presença dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, do Vereador da Cultura, do Diretor do Agrupamento, professores, alunos e ainda de uma número significativo de pessoas da Comunidade Barquenses, sobretudo senhoras que foram “madrinhas de guerra”.

De facto, a exposição, para além de apresentar um enquadramento histórico sobre a origem e o papel das “madrinhas”, desde o tempo das I e II Guerras Mundiais, valoriza a Guerra Colonial e o apoio que as jovens prestavam aos soldados, através dos aerogramas ou “bate-estradas”, dedicando especial atenção a um conjunto de jovens do Concelho de Ponte da Barca que foram “madrinhas de guerra”.

Com este quadro construído com dezenas de fotografias dos tempos da juventude das jovens agora senhoras (1961-1974), as “madrinhas” e o público em geral presente na sessão de inauguração tiveram uma experiência muito forte, evocando vivências, recordando emoções, partilhando percursos de vida, avivando a memória da sua história pessoal e também de uma geração e de um povo que sentiu – e ainda sente – a guerra na primeira pessoa.

A sessão contou ainda com a participação da Companhia de Teatro “O Andaime” que apresentou um espetáculo designado “Cartas às Madrinhas de Guerra”.

Tendo como referência a obra “Cartas de Guerra”, de António Lobo Antunes, a “performance teatral” proporcionou momentos de profunda densidade emocional, unindo no mesmo silêncio ex-combatentes, “madrinhas”, jovens estudantes e restante público.

Com esta atividade, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca dá continuidade a um projeto iniciado no último ano letivo, com o objetivo de aproximar as jovens gerações e a Comunidade em geral do conhecimento de um período marcante da nossa História, ou seja, o período da Guerra Colonial.

Professor Luís Arezes

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca